Topo

São Paulo usa técnica da Olimpíada para reformar o gramado do Morumbi

Troca do gramado do Morumbi começou na semana passada - Divulgação
Troca do gramado do Morumbi começou na semana passada Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/12/2017 11h27

O São Paulo sempre confiou que poderia disputar a última partida da temporada no Morumbi, mesmo após maratona de shows realizada no estádio. A segurança do Tricolor vem de uma técnica especial usada também nos Jogos Olímpicos de 2016 para rápida instalação de gramados e que será colocada à prova neste domingo, às 17h, no jogo contra o Bahia.

Entre o último show recebido pelo Morumbi e o duelo da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, foram somente nove dias para a Itograss, contratada pelo São Paulo há três meses, instalar o novo gramado. A técnica usada pela empresa é chamada de "ready to play" ou "pronto para jogar" e foi usada no Maracanã após a cerimônia de abertura da Olimpíada do ano passado.

O processo consiste em plantar a grama do tipo "Bermuda Celebration" nos padrões do campo, já fazendo o manejo determinado para o cliente, com máquinas de corte específicas e coberturas com areia. Depois, rolos de gramas de 14 metros quadrados são retirados e levados até o estádio. Foram mobilizados 35 caminhões e mais de 30 profissionais durante os dois dias de montagem do novo gramado.

Antes de chegar ao Morumbi, a grama foi cuidada durante um ano de maneira mais genérica e por três meses já seguindo as especificações do Morumbi, em uma fazenda em Tremembé, no Vale do Paraíba. O tempo de fixação no solo com essa técnica é menor e por isso permite que jogos sejam realizados com mais rapidez do que em um processo convencional de plantio.

"Essa técnica permite a troca em poucos dias e um gramado em perfeitas condições para receber qualquer evento. Na Olímpiada tivemos um grande espetáculo de abertura e logo depois o plantio foi feito. O local estava perfeito e recebeu jogos importantes, inclusive foi palco para a medalha de ouro do Brasil (no futebol). O gramado é feito para ter longa duração e estamos muito felizes com o resultado no Morumbi. Esperamos que a torcida goste", disse Breno Rodrigo Couto, gerente comercial da Itograss.