Topo

Renato reclama de regras e datas do Mundial: "Grêmio sai prejudicado"

Treinador criticou deslocamento longo, intervalo curto após título e inscrições - Rodrigo BUENDIA / AFP
Treinador criticou deslocamento longo, intervalo curto após título e inscrições Imagem: Rodrigo BUENDIA / AFP

Do UOL, em Porto Alegre

05/12/2017 19h21

Não é só a diretoria do Grêmio. Renato Gaúcho também não gostou da agenda apertadíssima entre a final da Libertadores e o início do Mundial de Clubes. Nesta terça-feira (5), véspera do embarque rumo aos Emirados Árabes, o treinador do Tricolor reclamou do calendário. Contestou a decisão da Fifa de vetar as inscrições de Cristian e Cícero e afirmou que o Real Madrid leva vantagem por estar em ritmo de competição.

O Grêmio estreia no dia 12, contra Pachuca-MEX ou Wydad Casablanca-MAR, na cidade de Al-Ain. A final está marcada para 16 de dezembro, em Abu Dhabi.

“Nesse aspecto os times de lá vão levar vantagem. Eles estão jogando. Nós encerramos a Libertadores e até a estreia vamos ficar praticamente 15 dias sem jogar. É ruim... O desgaste da viagem é muito grande também. Nisso tudo, nesse contexto todo, eles só têm vantagem”, comentou o treinador do Grêmio em entrevista coletiva.

A logística gerou dor de cabeça entre os dirigentes. Com intervalo pequeno, o Grêmio teve dificuldades em obter reserva de passagens. A saída foi dividir o elenco em dois a partir de São Paulo. De lá, metade da delegação faz trajeto por Londres e a outra parte viaja por Frankfurt.

“Cada vez a gente vai se enfraquecendo mais, perdemos mais gente. Até agora não entendi a decisão da Fifa em não deixar a gente inscrever Cristian e Cícero. Ao invés da Fifa engrandecer esse minitorneio, enfraquece. Eles até poderiam deixar os clubes contratarem mais. Não que o Grêmio queira, mas seria uma maneira de fortalecer o torneio. A Fifa basicamente enfraquece. O maior prejudicado nessa história é o Grêmio, podem ter certeza”, disse Renato.

A declaração faz alusão ao desfalque de Arthur, com lesão no tornozelo, mas principalmente a restrição imposta pela Fifa aos jogadores contratados depois de agosto. Com essa linha de corte, a entidade máxima do futebol não aceitou o registro de Cristian e Cícero.

O Grêmio embarca nesta quarta-feira (6), às 11h15 (Brasília) rumo a São Paulo, em voo fretado. A chegada em Abu Dhabi é prevista para o dia seguinte e a delegação ainda irá percorrer mais um trecho de cerca de duas horas de ônibus até seu QG antes da semifinal.