Topo

Por que a lesão de zagueiro preocupa tanto o Barcelona?

Umtiti deixa o gramado após sentir lesão na coxa - Albert Gea/Reuters
Umtiti deixa o gramado após sentir lesão na coxa Imagem: Albert Gea/Reuters

Do UOL, em São Paulo

06/12/2017 04h00

O Barcelona vacilou em casa em seu último jogo pelo Espanhol e só empatou com o Celta, mas isso pouco importou diante de outra notícia negativa: a lesão de Samuel Umtiti. Embora não tenha a fama de Piqué ou Mascherano, o jovem zagueiro é peça fundamental no atual Barcelona e um dos titulares indiscutíveis de Ernesto Valverde.

Por isso, o sinal de alerta está ligado na equipe catalã. Aos 24 anos e depois de chegar sem muito alarde ao clube em 2016, Umtiti é tratado como uma joia no Barça. Em campo, ele é forte no desarme, mas se destaca também na saída de bola. É o segundo melhor passador de todo o Campeonato Espanhol, ficando atrás apenas de Busquets.

Em sua estreia pela seleção francesa principal, além de mostrar muita personalidade ao ser titular nas quartas de final da última Eurocopa, em partida contra a Islândia, Umtiti não errou nenhum passe: as 77 tentativas foram certas.

No último fim de semana, ele saiu de campo com uma lesão muscular na coxa que o deixará afastado dos gramados por cerca de dois meses. Isso significa que o zagueiro deverá desfalcar o líder Barcelona em sete ou oito rodadas do Espanhol, incluindo o clássico contra o Real Madrid, na semana que antecede o Natal.

O problema é ainda maior porque Valverde tem apenas dois substitutos para o setor: Vermaelen e Mascherano. O argentino, inclusive, foi desbancado por Umtiti na dupla com Piqué e está insatisfeito no Barcelona, segundo a imprensa local. As poucas chances que recebe já haviam fortalecido os rumores de uma saída de Mascherano em janeiro.

De olho na Copa do Mundo, o argentino busca uma boa sequência de jogos nos próximos meses, mesmo que para isso seja necessário sair do Barcelona depois de sete anos no clube.

Como Mascherano está se recuperando de lesão, Vermaelen deve assumir a vaga de Umtiti num primeiro momento, mas a diretoria do Barcelona agora tem duas questões a resolver: decidir se tentará manter Mascherano caso ele queira sair em janeiro e buscar um reforço importante para o setor, considerando que o contrato do argentino termina em junho. Mina, do Palmeiras, e Iñigo Martínez, da Real Sociedad, estão na mira.

Isso tudo explica por que Valverde lamentou mais a lesão de Umtiti do que o empate contra o Celta no último fim de semana. “Estamos insatisfeitos com o resultado, mas principalmente com a lesão de Samuel”.

Comprado por 25 milhões de euros, Umtiti atualmente é avaliado em pelo menos três vezes mais devido a suas atuações e importância em Barcelona e seleção francesa. Nos próximos dois meses, no entanto, ele será só um espectador, para azar do time catalão.