Topo

Qualidades e incertezas: por que o Inter entrou na briga por Bruno Silva

Bruno Silva, volante do Botafogo, está na mira do Internacional para 2018 - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Bruno Silva, volante do Botafogo, está na mira do Internacional para 2018 Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/12/2017 04h00

O Internacional está de vez na briga para contratar o volante Bruno Silva, do Botafogo. Na tarde de terça-feira, em reunião no Rio de Janeiro, uma proposta para copra de 40% dos direitos do jogador foi apresentada ao clube carioca. E a razão para investida real não tem apenas na qualidade do jogador a explicação.

Com 31 anos, Bruno Silva foi eleito melhor volante do Brasileirão. Disputou 59 jogos, marcou nove gols, e também se destacou na campanha alvinegra na Libertadores. Porém, não apenas por considerar o marcador um atleta de qualidade e com capacidade de exercer mais de uma função em campo que o Inter está tentando sua contratação.

A explicação também se dá na incerteza que há sobre os dois volantes titulares do time de Odair Hellmann. Nenhum deles tem 2018 totalmente garantido em Porto Alegre.

Rodrigo Dourado, de 23 anos, foi o melhor ladrão de bolas da Série B e está valorizado. Observadores de um clube italiano e do Sporting, de Portugal, estiveram analisando o jogador durante a temporada e prometem proposta oficial nesta janela de transferências.

O Colorado passa por difícil situação financeira e acena com a possibilidade de negociar o marcador. O preço estipulado para isso bate a casa dos 7 milhões de euros (R$ 26,6 milhões). Ainda não há oferta apresentada oficialmente.

Já Edenílson, de 27 anos, também pode não ficar a temporada toda no Colorado. Com vínculo na Udinese, da Itália, o jogador precisa ter direitos comprados para permanecer além do meio do ano. O preço para manutenção dele é R$ 5 milhões e o Inter já abriu negociações para conseguir isso. Mas não tem qualquer garantia imediata.

Edenílson jogou 39 partidas e marcou um gol na temporada. E quando não esteve em campo, criou-se um problema. No elenco vermelho não há jogador de característica semelhante. Bruno também poderia ser importante neste sentido.

Cautela na negociação

Enquanto trabalha diretamente na contratação de Bruno Silva, a direção do Inter adota cautela. O clube está ciente que o Cruzeiro também é interessado no jogador e não quer alimentar qualquer expectativa antes de ter algo mais sólido.

Sem poder de investimento alto, o clube gaúcho cogita, inclusive, colocar jogadores no negócio para facilitar acordo. Entre os disponíveis, a lista de aproximadamente 30 nomes que retornam de empréstimo, cujos mais conhecidos são Anderson, Seijas, Anselmo, Fernando Bob e Paulão, caso não fique no Vasco.