Topo

Reforço do Corinthians foi algoz de Ceni e viu Mundial de 2012 do estádio

Júnior Dutra 2 - Agência Corinthians - Agência Corinthians
Júnior Dutra, destaque do Avaí no Brasileiro, assinou por dois anos com o Corinthians
Imagem: Agência Corinthians

Diego Salgado e Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

08/12/2017 04h00

Júnior Dutra assinou contrato de dois anos com o Corinthians nesta quinta-feira. A relação do atacante com o clube paulista, porém, é antiga. O jogador de 29 anos celebrou o título mundial de 2012 no estádio, com direito a foto e elogios à torcida.

Experiente, Júnior Dutra também acumula momentos marcantes na carreira. Em 2009, por exemplo, fez um golaço em pleno Morumbi, numa derrota do São Paulo para o Santo André, com Rogério Ceni em campo. No Japão, virou ídolo do Kyoto Sanga, ganhou o apelido de 'Samurai' e até tirou fotos para a revista do clube vestido a caráter.

A trajetória de Júnior Dutra no futebol começou em 2008. Nascido em Santos, o atacante jogou a Copa São Paulo pelo Atlético-PR até chegar ao profissional do Santo André. No time paulista, fez 16 gols logo na temporada de estreia e participou da campanha do acesso à Série A no mesmo torneio em que o Corinthians foi campeão da segunda divisão.

Júnior Dutra - Reprodução - Reprodução
Júnior Dutra como samurai no Japão
Imagem: Reprodução

Em 2009, Júnior Dutra marcou o primeiro gol no Paulistão ao acertar um chute de longe em um confronto com o São Paulo. O lance sacramentou a vitória por 2 a 0 do Santo André no estádio são-paulino. No Brasileirão deste ano, pelo Avaí, o jogador voltou a marcar um gol contra o time tricolor no empate por 1 a 1 em Florianópolis.

Golaços e torcida no Mundial

Destaque do Santo André também em 2009, Júnior Dutra foi contratado pelo Kyoto Sanga, time japonês que à época disputava a primeira divisão do nacional. A passagem pela equipe acabou marcada por gols e o apelido 'Samurai', surgido após fotos para a revista do clube. Depois de o nome pegar, o atacante passou a comemorar os gols de uma forma diferente: com uma espada imaginária à mão.

No tradicional Kashima Antlers a partir de 2012, sob o comando de Jorginho, Dutra protagonizou um lance raro no Campeonato Japonês ao emendar uma bicicleta da entrada a área na vitória por 3 a 1 sobre o Jubilo Iwata. O gol foi marcado um dia antes da final entre Corinthians e Chelsea em Yokohama.

"Foi uma invasão corintiana lá, foi um dia históricos. Marcou o Japão. A torcida do Corinthians marcou para sempre o nome. Foi uma festa muito linda, eles lotaram o estádio. O time dentro de campo venceu o Chelsea, que era favorito para muita gente. Não para a gente do Brasil que conhece a força do Corinthians. Tive o prazer de estar ali no meio da torcida com o bandeirão. Não tem como, você vive aquilo, a energia é muito grande. Foi um dia histórico para mim. Ali com certeza aumentou a vontade e o sonho de jogar nesse clube", disse o atacante em entrevista à Corinthians TV.


Após a vitória corintiana por 1 a 0, com gol de Guerrero, Júnior Dutra chegou a postar uma foto no Twitter ao lado de torcedores. Na legenda, comemorou o título mundial alvinegro e elogiou a torcida pelo apoio no Japão.

O novo reforço corintiano também atuou pelo Loreken, da Bélgica, por duas temporadas. No país europeu, o jogador ganhou o gol mais bonito do Campeonato Belga após marcar outra vez de bicicleta. Depois, ainda viu a sua camisa receber maior lance de um leilão dos uniformes do time.

Antes de voltar ao futebol brasileiro, Júnior Dutra atuou no Catar. Pelo Al-Arabi, fez o gol mais rápido do campeonato nacional e chegou a fazer três gols em um clássico que seu time venceu por 4 a 3.

Contratado pelo Vasco em 2016, o atacante pouco entrou em campo e disputou apenas 13 jogos, com cinco gols marcados. No Avaí, virou referência do time e viveu a fase mais goleadora da carreira, com 16 gols em 52 partidas.

Júnior Dutra chegou ao Corinthians sem custos. O atleta pode ser aproveitado pelos lados do campo, com velocidade, e também como centroavante - no Avaí, ele atuou nessa posição durante toda a temporada.