Topo

Sócio revela esquema e deixa cidade após ameaças de aliados de Eurico

Eleição do Vasco tem novos indícios de irregularidades e está longe de uma decisão final - Paulo Fernandes / Flickr do Vasco
Eleição do Vasco tem novos indícios de irregularidades e está longe de uma decisão final Imagem: Paulo Fernandes / Flickr do Vasco

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/12/2017 19h36

Após prestar depoimento à Polícia Civil e revelar um esquema fraudulento na eleição do Vasco, o sócio Otávio dos Santos Pires deu novos detalhes das irregularidades na entrada de sócios da polêmica urna 7 que deram vitória a Eurico Miranda no pleito cruzmaltino – ainda sub júdice.

Em entrevista à TV Globo, Otávio ratificou os relatos à Polícia e apontou os responsáveis por arregimentar novos sócios para que votassem em Eurico Miranda de maneira irregular.

“Não precisaria pagar nada. Só ser sócio, sem pagar. Poderia frequentar tudo. Como sou Vasco, disse que sim. Mas teria que votar no Eurico. Chegando lá, me deparei com situação constrangedora. Uma urna separada e teria que votar nela. Fiquei cabreiro. Disseram eu votaria com a identidade, sem precisar da carteirinha. Todos de Magé daquela urna foi desse jeito. Mais de 60 pessoas. Mas não vão querer falar”, disse Otávio.

Em gravação telefônica, ele conversa com Claudio Marcelo de Oliveira, o Grilo, vereador de Magé e responsável por comandar o esquema na região.

“[Você] Diz que entrou no mês 10 de 2015. Mensalidade em dia. Tem comprovante. Eles têm todos os retroativos pagos. Vai trazer o comprovante e você diz que pagou R$ 45, normal”, orienta Grilo, ao ser questionado por Otávio sobre os problemas.

Em contato com a reportagem do UOL Esporte na noite desta sexta-feira (8), o sócio que votou de maneira irregular vai além e relata ameaças de aliados de Eurico Miranda após o seu depoimento à Polícia ter sido vazado no início de novembro.

“Cheguei a negar a vocês que eu tinha ido na Polícia porque já estava com medo. Nos dias seguintes da notícia, o Grilo bateu na minha casa com o Didi, irmã do Nilson Gonçalves [funcionário das categorias de base e aliado de Eurico]. Fiquei com muito medo e saí de Magé. Eu e muitos aqui teremos que sair. Ficou pesado para nós. Voltei para casa, mas já estou saindo de novo por conta das reportagens”, contou um assustado Otávio.

A reportagem da TV Globo ainda revela o caso de Severino Nunes da Silva, que já tinha votado de maneira irregular em 2014 (última vitória de Eurico Miranda) e votou novamente no último pleito, com outro número de matrícula e todos os dados alterados, evidenciando a fraude.

“[Fui abordado por] um funcionário do Vasco. Éramos de um grupo e eles ofereceram carteirinha para votar. Falaram que eu não tinha custo e que só teria que votar. Não sei a contagem [de pessoas que entraram assim], mas acho que passa de 50”, contou Severino, revelando que, apesar de torcer pro clube, nunca teve uma vida associativa regular.

O Vasco foi procurado pela reportagem para comentar o assunto, mas ainda não respondeu o contato.

Entenda a polêmica da eleição do Vasco

A urna 7 da eleição do Vasco ficou sub-júdice com 691 sócios sob suspeitas de irregularidades. No dia do pleito, 475 votaram, sendo 90% deles em Eurico, o que ajudou o atual presidente a vencer no somatório total. Na Justiça, porém, a juíza Maria Cecília Pinto Gonçalves, da 52ª Vara Cívil, havia decidido por desconsiderar a urna polêmica diante das evidências de irregularidades, o que dava a vitória ao candidato de oposição Julio Brant. Dias depois, porém, a desembargadora Marcia Ferreira Alvarenga concedeu um efeito suspensivo que voltou a dar validade aos sócios suspeitos até que se encerrem as investigações.

Uma perícia está sendo realizada e o resultado sairá na próxima segunda (11), com a definição de validação ou não dos votos da urna 7. Com a urna validade, Eurico será o presidente reeleito. Caso a urna seja invalidada por conta das fraudes evidenciadas, Júlio Brant será o presidente no triênio 2018-2020. A situação de Eurico, no entanto, fica cada vez mais delicada após as revelações e evidências.