Topo

Grêmio estreia no Mundial contra ansiedade e para evitar nova zebra

Grêmio joga contra o Pachuca em Al Ain para garantir vaga na final do Mundial - Lucas Uebel/Gremio FBPA
Grêmio joga contra o Pachuca em Al Ain para garantir vaga na final do Mundial Imagem: Lucas Uebel/Gremio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/12/2017 04h00

O Grêmio estreia no Mundial de Clubes nesta terça-feira (12), às 15h (Brasília), com a missão de evitar a segunda zebra consecutiva no torneio. O jogo diante do Pachuca-MEX, na cidade de Al Ain, é o passaporte para o Tricolor sonhar com o título mundial, mas também significa a chance de botar o futebol sul-americano de novo na decisão. Em 2010, 2013 e 2016, os representantes da Conmebol sequer chegaram ao confronto com os europeus.

A zebra atropelou Internacional, Atlético-MG e Atlético Nacional-COL com as camisas de Mazembe, Raja Casablanca e Kashima Antlers. Para evitar surpresas, o Grêmio se acautelou. Adotou um discurso e trabalha fortemente para que o time não pense na final antes de jogar com o Pachuca. A meta é ter foco e concentração total na semifinal. Se a vitória vier, o resultado que sair da decisão será uma espécie de lucro.

“O grupo está focado única e exclusivamente no Pachuca. Viemos aqui estudando os dois adversários. O Pachuca passou e estamos focados nesse sentido. Não adianta pensar na final sem passar pela semifinal. Assim conquistamos a Copa do Brasil e a Liberadores, sempre encarando o próximo como o jogo das nossas vidas”, disse Geromel, capitão do Grêmio, na coletiva oficial antes da estreia.

Depois da vitória do Pachuca-MEX em cima do Wydad Casablanca-MAR, no último sábado, o Grêmio começou a disparar para os celulares do elenco vídeos e relatórios detalhados do time mexicano. Seus destaques individuais, ideias de jogo coletivo e erros crônicos.

Além do representante da Concacaf, o Grêmio sabe que terá de encarar e superar o nervosismo da estreia. O ambiente criado minutos antes da bola rolar forçará o time a se adaptar rápido. A atmosfera de decisão e contexto inédito serão combatidos.

O entendimento do Tricolor é que esse ingrediente pesou no desempenho do Pachuca, por exemplo, e afetou o jogo dos mexicanos. Renato e o elenco pretendem estar prontos para lidar com essa ansiedade e nervosismo que pode tirar um pouco do prumo o time. Na falta de refino técnico, compensação no empenho. E concentração total sempre.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X PACHUCA-MEX

Data e hora: 12/12/2017 (terça-feira), às 15h (horário de Brasília)
Local: estádio Hazza Bin Zayed, em Al Ain (EAU)
Transmissão na TV: Globo, Sportv, Fox Sports
Árbitro: Felix Brych (ALE)
Auxiliares: Mark Borsch (ALE) e Stefan Lupp (ALE)
Árbitro de vídeo: Clément Turpin (FRA)
Auxiliares de vídeo: Malang Diedhiou (SEN) e Felix Zwayer (ALE)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Michel, Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios
Técnico: Renato Gaúcho

PACHUCA-MEX: Pachuca: Pérez; Martínez, Herrera, Murillo e García; Hernández, Aguirre, Guzmán e Honda; Urretaviscaya e Sagal
Técnico: Diego Alonso