Topo

Benfica bate martelo e decide devolver Douglas ao Barça; Zeca é oferecido

Oli Scarff/AFP
Imagem: Oli Scarff/AFP

Marcus Alves

Colaboração para o UOL, em Lisboa (POR)

18/12/2017 04h00

Em reunião após o adeus precoce na Liga dos Campeões e na Taça de Portugal, o Benfica decidiu reduzir o seu elenco e irá liberar o lateral direito Douglas.

A princípio, não deverá haver maior empecilho para concretizar a sua saída e o Barcelona, dono de seus direitos federativos, já foi, inclusive, avisado de que o ex-são-paulino será devolvido. O time da Luz está respaldado, conforme revelado pelo UOL Esporte, por uma cláusula no contrato entre as partes que exige que o brasileiro participe ao menos de metade dos jogos até janeiro e, em caso de descumprimento, permite rompimento unilateral.

Além disso, Douglas nunca conseguiu se firmar, não preencheu o vazio deixado por Nelson Semedo, negociado com o próprio Barça, e tampouco fez frente ao contestado André Almeida, que virou titular.

No total, o jogador de 27 anos realizou apenas cinco jogos, totalizando 450 minutos em campo. Entre outros motivos, provocou insatisfação interna a forma física com que se apresentou após uma negociação que se arrastou por praticamente um mês. Não por acaso, por se encontrar acima do peso, demorou mais de 30 dias para fazer a sua estreia.

Em linha direta com o Barcelona para resolver o seu futuro, o Benfica foi ao mercado para tentar encontrar uma peça de reposição.

Segundo o UOL Esporte apurou, o santista Zeca, que se encontra em litígio, foi oferecido, mas o receio de que a resolução na Justiça se prolongue freia uma investida. Dodô, ex-Coritiba, chegou a ser procurado após sugestão do empresário Giuliano Bertolucci, mas fechou com o Shakhtar Donetsk. José Luis Gómez, do vice-campeão da Libertadores, Lanús, é a pedida da vez, ainda que não exista acordo em torno das cifras.

O nome de Zeca foi encaminhado como alternativa para os dois lados da defesa e agradou. Reserva do espanhol Grimaldo, Eliseu será liberado pelo Benfica em janeiro, abrindo brecha também na esquerda.

Com apenas dois jogos disputados em sete possíveis ao longo dos últimos 30 dias, Douglas está no mercado atrás de um novo clube. Representantes do fundo de investimento TFM (ex-Traffic), que cuida de sua carreira, Lucas Mineiro e Renato Martinez desembarcaram em Portugal nos últimos dias para encaminhar a situação de seus clientes.

Nos corredores do Estádio da Luz, o nome de Douglas sempre suscita desconfiança baseada, conforme ouvido pela reportagem, em duas impressões: ninguém assume a autoria de sua indicação, sendo ela, portanto, “órfã de pai” no clube; e resultado ainda de um planejamento desastroso refletido em outras posições, mas que, na lateral direita, se acentuou com a escolha precipitada do garoto Pedro Pereira durante a pré-temporada e, posteriormente, em sua correção, agravada com a aposta em Douglas.

O presidente Luís Filipe Vieira se dá por satisfeito ao menos por não ter de desembolsar 1,8 milhões de euros (R$ 7 milhões) previstos em contrato para a compra de 50% dos direitos econômicos do brasileiro, que seriam obrigatórios caso ele atingisse a marca de 50% de participação nos jogos da equipe até a metade da temporada.

“Temos jogos muito importantes neste mês de dezembro e um foco muito grande em querer ganhar. O mês de janeiro vem a seguir, antes vamos ter o Natal e o Ano Novo. O futebol faz negócios à meia-noite de 31 de janeiro. É muito prematuro. As decisões que tiverem de ser tomadas serão tomadas durante o mês de janeiro, em consonância com a direção”, desconversou o técnico Rui Vitória, ao ser perguntado recentemente sobre mudanças no elenco.

“Certezas sobre essas questões não tenho. No futebol nada se pode dizer de forma taxativa. Temos as nossas ideias. Mas, repito, temos jogos importantes até a parada de Natal”, acrescentou.

Os tetracampeões tratam agora a defesa do título português como questão de honra após as eliminações recentes.