Topo

Renato procura casa para ter 'vida fora do hotel' se renovar com Grêmio

Renato deve renovar com o Grêmio até o final de 2018 e quer mudar endereço no RS - REUTERS/Agustin Marcarian
Renato deve renovar com o Grêmio até o final de 2018 e quer mudar endereço no RS Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian

Jeremias Wernek e Luiza Oliveira

Do UOL, em Porto Alegre e Abu Dhabi (EAU)

18/12/2017 04h00

A renovação de Renato Gaúcho com o Grêmio não saiu ainda, mas o treinador já se mexe para uma eventual permanência. Ao mesmo tempo em que toca a negociação sobre o valor do salário e o tempo de contrato, o estafe do ex-atacante procura uma casa para que a rotina do técnico saia do hotel que serve de endereço em Porto Alegre.

No Grêmio desde setembro de 2016, Renato vive em um quarto do hotel De Ville, nas cercanias do aeroporto Salgado Filho. A ideia é ter um logradouro para chamar de seu.

O hotel que Renato usa acomodou a delegação do Grêmio nos jogos em Porto Alegre durante anos. Mas no segundo semestre de 2017 foi trocado por conta de um novo patrocinador. O técnico, contudo, recusou deixar o seu quarto para trocá-lo pelo novo QG. Ele apenas visitava o local quando a programação previa concentração às vésperas de alguma partida.

A busca de Renato Portaluppi por uma casa foi iniciada antes do Mundial de Clubes. Nesse garimpo, o treinador pediu que o imóvel tenha espaço e que não seja apenas um apartamento que sirva como dormitório – o conceito do hotel onde passa os dias em Porto Alegre agora.

A cidade de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, foi o primeiro local a ser visitado. Depois houve ronda pelas ilhas do Guaíba, uma área mais retirada e com algumas casas de luxo. Os endereços possuem uma característica em comum: proximidade com o CT Presidente Luiz Carvalho e Arena do Grêmio.

O plano de Renato, se renovar, é conseguir ter uma vida ‘fora da caixa’. Mas sem problemas com trânsito e que seja funcional. Ou seja, próximo do eixo do trabalho CT-estádio.

Ainda no estádio Zayed Sports City, o Grêmio mostrou otimismo sobre a renovação. Durante a estadia em Abu Dhabi, dirigentes e o empresário Gerson Oldeburg se reuniram diversas vezes em busca de um acordo. Por fim, houve divergência sobre o salário. Internamente, contudo, o Tricolor entende que está em vias de assinar o novo contrato.

Renato Gaúcho, 55 anos, está em sua terceira passagem como treinador do Grêmio. A primeira ocorreu entre 2010 e 2011. A segunda foi na temporada de 2013. No ano passado, foi o sucessor de Roger Machado. Nesta temporada, ele chegou a ser procurado pelo Flamengo antes da contratação de Reinaldo Rueda e recusou abrir negociação.