Topo

"Medalhões" do Leicester falham nos pênaltis, e City avança à semifinal

Bernardo Silva anotou o gol do Manchester City no tempo normal - Paul Ellis/AFP
Bernardo Silva anotou o gol do Manchester City no tempo normal Imagem: Paul Ellis/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/12/2017 20h30

O Manchester City, soberano no Campeonato Inglês, também se mantém imbatível na Copa da Liga Inglesa. Na noite desta terça-feira, após empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, a equipe de Josep  Guardola – formada por um time majoritariamente reserva – eliminou o Leicester City. Diante do torcedor rival no King Power Stadium, fez 4 a 3 na disputa por pênaltis e assegurou vaga na semifinal da competição.

A classificação do City veio justamente pelos erros das duas principais peças do Leicester. O atacante Jamie Vardy e o meia Mahrez erraram suas cobranças de pênalti e permitiram ao time de Pep Guardiola avançar de fase. Gabriel Jesus, mesmo em uma noite discreta, se recuperou do pênalti perdido no jogo contra o Tottenham e converteu a penalidade.

O City saiu logo em vantagem aos 26 minutos da primeira etapa. O meio-campista alemão Gundogan arrancou pelo meio e serviu o português Bernardo Silva, que tocou com o bico do pé esquerdo na saída do goleiro adversário.

A vitória só não veio no tempo normal em virtude de uma polêmica de arbitragem. Grey invadiu a área e caiu após lance com Walker. A arbitragem marcou pênalti, quando o relógio apontava 50 minutos do segundo tempo, para reclamação do lateral e e de todo o time do City. Vardy empatou e forçou a prorrogação.

A definição da vaga, contudo, veio somente nos pênaltis, e a favor dos visitantes. O contestado goleiro chileno Cláudio Bravo parou Mahrez, depois de ver Vardy chutar para fora, e classificou o Manchester City, que segue intocável na Inglaterra.

Gabriel Jesus, mais uma vez, discreto

Gabriel Jesus Manchester City Leicester City - Darren Staples/Reuters - Darren Staples/Reuters
Gabriel Jesus teve atuação discreta e passou em branco pelo oitavo jogo consecutivo
Imagem: Darren Staples/Reuters

Enquanto as principais estrelas Aguero, Sané e Sterling crescem de rendimento, Gabriel Jesus já vive um momento incômodo no Manchester City. Titular durante os 120 minutos de partida, o brasileiro teve atuação discreta e viu o jejum de gols aumentar para oito jogos na temporada. No momento mais decisivo, porém, o ex-atacante do Palmeiras não falhou: mostrou frieza para converter o seu pênalti na disputa.

Leicester “apela”...

A desvantagem obrigou o Leicester a recorrer aos dois grandes destaques para reequilibrar o duelo com o Manchester City. O meia Mahrez e o atacante Vardy, protagonistas no título inglês conquistado há duas temporadas, entraram na segunda etapa e aumentaram o volume ofensivo dos donos da casa.

...e dá certo

O Leicester subiu de rendimento, mas pouco incomodava o goleiro Bravo. No entanto, nos acréscimos, a opção pela dupla por parte do técnico Claude Puel se mostrou válida. Vardy cobrou com precisão pênalti sofrido por Gray – lance alvo de muitas reclamações do City –, igualou o marcador e forçou a prorrogação. 

Arsenal vence e se classifica

Além do Manchester City, o Arsenal também assegurou passagem para a semifinal da Copa da Liga. Em casa, a equipe comandada pelo francês Arséne Wenger derrotou o West Ham por 1 a 0, gol do atacante inglês Welbeck.