Topo

Grêmio inicia negociação para renovar com zagueiro resgatado por Renato

Bressan, com a taça da Libertadores, comemora tricampeonato do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Bressan, com a taça da Libertadores, comemora tricampeonato do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/12/2017 04h00

O Grêmio começou negociação para renovar o contrato de Bressan. O defensor foi resgatado por Renato Gaúho e acabou e temporada 2017 em alta.

Acusado pela torcida de ter sido protagonista na eliminação da Libertadores de 2016, Bressan não teve vida fácil no clube nos últimos anos. Chegou a ser emprestado ao Peñarol, voltou e jogou poucas vezes. Mas a confiança que lhe faltava com outros treinadores foi dada por Renato Gaúcho.

Mesmo nos momentos em que o jogador era criticado, Renato sempre tratou de colocá-lo como atleta da mais alta confiança. A responsabilidade gerou reconhecimento e Bressan nunca escondeu o apreço pelo técnico.

"Tudo que a gente está vivendo se deve ao trabalho do Renato. Ele é uma pessoa e um treinador excepcional. Um cara que tem a confiança do grupo, que age com honestidade com os jogadores", disse após a conquista da Libertadores.

A competição mais importante do continente, aliás, reservou a Bressan a reconciliação definitiva com os torcedores. Ao ter Kannemann suspenso do jogo de volta da final contra o Lanús, a torcida abraçou o zagueiro, gritou por seu nome na despedida do time de Porto Alegre e o viu ter atuação exemplar na vitória em Buenos Aires.

Por isso, desde o regresso do Tricolor do Mundial de Clubes, a direção iniciou contatos com o empresário do jogador, Marcelo Lipatin, para esticar o vínculo que vence no fim de dezembro. Há um mecanismo de prorrogação de contrato por mais seis meses previsto em vínculo, mas a ideia é renovar por mais tempo.

Até o fim do ano, o plano é que as coisas estejam acertadas. Bressan tem 24 anos e disputou 23 jogos no ano. O Tricolor tem ao menos mais cinco situações pendentes a resolver. Bruno Rodrigo, Cristian, Cícero, Fernandinho e Jael precisam renovar contrato para ficar no clube.