Topo

Vasco tenta destaque da Série B, mas portugueses pagam R$ 1 milhão e levam

Ricardo, do Luverdense, vai reforçar o Braga - Divulgação/Site oficial do Luverdense
Ricardo, do Luverdense, vai reforçar o Braga Imagem: Divulgação/Site oficial do Luverdense

Bruno Braz e Marcus Alves

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ) e em Lisboa (POR)

22/12/2017 04h00

Um dos destaques da última Série B, o volante Ricardo, do Luverdense, foi procurado para reforçar o Vasco, mas está a caminho do Braga, de Portugal.

Com oito gols em 37 jogos em 2017, ele chamou a atenção dos europeus, que chegaram a um acordo para pagar 250 mil euros (R$ 950 mil) pela compra de 100% de seus direitos econômicos. O negócio foi encaminhado ainda na sexta-feira passada (15) e somente detalhes burocráticos separam a assinatura de contrato por quatro temporadas e meia.

O atleta de 23 anos é aguardado no início de janeiro para se apresentar ao novo clube.

Conforme apurado pelo UOL Esporte, o Vasco tentou a contratação de Ricardo por empréstimo sem custos após pedido do técnico Zé Ricardo, mas esbarrou em sua situação financeira e na postura firme do Luverdense, que não tinha interesse em cedê-lo.

“Ele foi procurado por diversas equipes do Brasil, mas nenhuma delas querendo pagar e oferecendo apenas ‘vitrine’. Precisamos do dinheiro porque talvez pela primeira vez em mais de 10 anos não teremos o apoio maior de nossos investidores”, explicou o diretor Maico Gaúcho, em contato com a reportagem.

Atual campeão da Copa Verde, o Luverdense foi rebaixado para a Série C nesta temporada e agora terá de se reerguer após quatro anos na B.

“Faltam alguns detalhes e a assinatura do contrato. A parte entre os clubes está sacramentada e ele deve se apresentar na primeira semana de janeiro. Houve o interesse do Vasco e outros times, mas o Braga comprou os 100% (dos direitos)”, explicou o agente Luciano Couto, que esteve recentemente em Portugal cuidando do assunto.

Esguio, ambidestro e com excelente finalização de fora da área, Ricardo balançou as redes, inclusive, dessa forma em empate em 1 a 1 contra Corinthians, em confronto pela Copa do Brasil, em março. Entre outros, ele terá a concorrência no Braga do compatriota Danilo, revelado no Vasco e que se destacou nas seleções brasileiras de base.

Os portugueses têm forte ligação com o empresário Jorge Mendes, que cuida da carreira de Cristiano Ronaldo, e serviram como porta de entrada para o atacante Diego Costa na Europa, por exemplo.

Perguntado a respeito em entrevista coletiva, o técnico Abel Ferreira preferiu despistar.

“Só posso falar dos meus jogadores. Esse é o meu grupo e a minha família. Se alguém vier, terá muita dificuldade em jogar porque o grupo é muito bom e forte. É notório o prazer que estes jogadores têm em jogar. Queremos que a equipe continue forte, organizada e muito competitiva a nível interno. Esse é outro segredo. Fico muito contente quando ouço que o Braga tem um grande grupo. Só que há mais grandes times, como o Porto, Sporting e Benfica”, disse.

Até aqui, o Vasco fechou dois reforços para 2018: Rildo, ex-Coritiba, e o argentino Leandro Desábato, ex-Vélez Sarsfield. O clube também definiu a prorrogação do empréstimo de Kelvin junto ao Porto e está próximo de selar a permanência de Breno e Wellington, ambos do São Paulo.