Topo

Juventus bate Roma com placar mínimo e segue na cola do Napoli no Italiano

Marco Bertorello/AFP
Imagem: Marco Bertorello/AFP

Do UOL, em São Paulo

23/12/2017 19h39

Hexacampeã consecutiva do Campeonato Italiano, a Juventus continua forte na briga por mais um título nacional. Neste sábado (23), a equipe treinada por Massimiliano Allegri venceu a Roma por 1 a 0 em um equilibrado confronto no Allianz Stadium. Benatia marcou o único gol da partida, válida pela 18ª rodada da competição.

O resultado levou a Juventus aos 44 pontos, um a menos que o líder Napoli. A Roma tinha a chance de empatar com a equipe de Turim na tabela, mas manteve os 38 pontos que tinha antes do início da rodada e se distanciou dos líderes da competição.

A Juventus necessitava da vitória para permanecer na cola do Napoli, que venceu a Sampdoria mais cedo e havia desgarrado provisoriamente na ponta do italiano. Contra a quarta colocada da competição, a equipe de Turim encontrou um adversário que jogou de igual para igual e por momentos foi superior em campo.

Apesar do equilíbrio, foi o time da casa quem abriu o placar aos 18min, após uma cobrança de escanteio. Na jogada, no entanto, a Juventus precisou de três finalizações consecutivas para balançar as redes, pois o brasileiro Alisson defendeu uma cabeçada de Chiellini e, na sequência, um primeiro chute de Benatia. Parada, a zaga da Roma deixou o defensor da Juventus ficar com o rebote novamente, dessa vez com o goleiro caído, sem chances de defesa.

A Roma tentou a reação, mas encontrou dificuldades para superar a defesa dos anfitriões, bem postados e com Szczesny em noite inspirada. A melhor chance do time da capital veio aos 35min do segundo tempo, em um lançamento despretensioso para a área da Juventus. De Rossi alçou a bola na área, Alex Sandro e Chiellini se confundiram e Florenzi deu um leve desvio, acertando o travessão adversário.

Szczesny ainda salvou a Juventus nos acréscimos, após sua defesa entregar bola nos pés de Schick. Cara a cara com o goleiro, o atacante da Roma perdeu a última oportunidade de empatar perto do apito final.

Alex Sandro e Alisson foram os únicos brasileiros em campo

Apesar de ter oito jogadores do Brasil terem ido para a partida, apenas dois entraram em campo. Os selecionáveis Alisson, da Roma, e Alex Sandro, da Juventus, foram titulares de suas respectivas equipes e tiveram boas atuações.

O goleiro titular da seleção foi seguro e defendeu tudo que estava em seu alcance. No primeiro gol da Juventus, Alisson fez dois milagres e acabou vazado quando não tinha mais condições de evitar um gol. Na etapa complementar, o ex-jogador do Inter salvou os visitantes do segundo gol em uma finalização à queima-roupa de Matuidi.

Já o lateral esquerdo mostrou competência ofensiva e defensiva na formação com três zagueiros de Maximiliano Allegri. Como ala, Alex Sandro apareceu bem no ataque e foi seguro na retaguarda. A maior parte dos ataques da Roma surgiu pelo outro lado do campo, onde Cuadrado cuidou da ala.