Topo

"Sem Rueda", Fla estuda Cuca, mas Carpegiani aparece como solução imediata

Paulo César Carpegiani negocia para assumir cargo no Fla: diretoria mantém silêncio - Marcello Zambrana/AGIF
Paulo César Carpegiani negocia para assumir cargo no Fla: diretoria mantém silêncio Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

José Eduardo Martins, Pedro Ivo Almeida e Vinicius Castro

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

23/12/2017 16h13

Sem contato e em compasso de espera para tomar conhecimento da decisão do técnico Reinaldo Rueda, o Flamengo se movimenta no mercado para preencher o cargo em caso de saída do profissional para a seleção chilena. Embora evite falar publicamente sobre o assunto, a diretoria realiza contatos para se informar sobre as situações de possíveis substitutos. Neste momento, Paulo César Carpegiani e Cuca movimentam os corredores da Gávea.

Apesar da confiança na permanência de Rueda, o Rubro-negro começou a estudar opções na quarta-feira (20). Presentes ao sorteio dos grupos da Copa Libertadores em Assunção, o presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, e o CEO, Fred Luz, sentiram o alerta “aceso” quando acompanharam a repercussão das informações na imprensa chilena.

Cuca -  -
Cuca encara enorme rejeição nos bastidores do Flamengo desde o trabalho em 2009
Diante do cenário de incertezas, buscaram soluções. No voo da volta para o Brasil, um nome era consenso: Cuca. Ainda que não fizessem contatos oficiais, os mandatários buscavam informações. Pessoas próximas ao treinador foram consultadas. Por outro lado, a rejeição interna na Gávea colocava um pé no freio nas pretensões. Enquanto uns enxergam desgaste entre o treinador e o clube, alguns nomes da cúpula acreditam que os problemas de 2009 já fazem parte do passado.

Só que se Rueda deixar o Flamengo, Cuca terá considerável resistência para alcançar a aprovação. O técnico ainda é muito mal visto por profissionais que trabalharam em sua época de Gávea e seguem no clube até os dias atuais. A rejeição é enorme.

Diante disso, quem surge com mais força nos bastidores é Paulo César Carpegiani. O campeão do mundo pelo Rubro-negro em 1981 não continuará no Bahia e negocia para assumir o cargo de coordenador técnico do Flamengo - também recebe sondagens da China.

Como já existe uma conversa no sentido de trabalhar no clube e também foi um dos cotados antes da contratação de Rueda, Carpegiani é visto como a solução mais viável e imediata por alguns integrantes da cúpula se o Flamengo perder o atual comandante.

O profissional vê com bons olhos o retorno ao Rio de Janeiro - sendo que tem até apartamento na cidade. Por outro lado, a preferência é por aceitar o convite apenas para ser gestor. Desta forma, Carpegiani não trabalharia mais com o filho Rodrigo, que exercia a função de auxiliar no Bahia.

Sem saber se terá Rueda, o Flamengo se movimenta para que uma eventual perda não acarrete em estrago ainda maior. O fato é que a diretoria está incomodada com a situação e o clube vive um clima de total instabilidade, já que não tem a certeza de quem comandará o time em 2018.