Topo

Zidane termina o ano com trabalho questionado por torcedores do Real Madrid

Juan Medina/Reuters
Imagem: Juan Medina/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/12/2017 09h03

Apesar de acumular os títulos da Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol e Mundial de Clubes ao longo de 2017, o técnico Zinedine Zidane vai terminar o ano com o trabalho questionado. A primeira metade da atual temporada não foi das melhores, com resultados ruins em campo e mal aproveitamento das contratações da janela de transferências.

A derrota para o rival Barcelona no último sábado, em casa, por 3 a 0, deflagrou de vez a insatisfação do torcedor do Real Madrid, acostumado a estar no topo. Em uma enquete promovida pelo jornal "As", Zidane recebeu nota 4,79. Ao lado do atacante Benzema, o treinador foi o único com avaliação negativa no levantamento.

Capa do jornal Marca após a derrota do Real para o Barcelona - Reprodução - Reprodução
Capa do jornal Marca após a derrota do Real Madrid para o Barcelona no sábado
Imagem: Reprodução

Atualmente o Real Madrid ocupa a 4ª colocação do Campeonato Espanhol, com 31 pontos, 14 atrás do líder Barcelona. A esta altura, mesmo ainda no fim do primeiro turno, parece improvável uma reviravolta para os atuais campeões espanhóis.

Já na Liga dos Campeões, o time de Zidane se classificou em segundo lugar em seu grupo, atrás do Tottenham, e vai encarar o PSG nas oitavas de final. Assim, o Real Madrid precisa recuperar seu melhor nível até as partidas marcadas para fevereiro e março.

Contra o Barcelona, Zidane foi especialmente criticado por alas da torcida por não usar o meia Isco na partida, bem como por retirar Kovacic da formação titular. Na entrevista coletiva após a partida, o francês manifestou que não se arrepende e que seguirá apegado as suas convicções.

Ainda pesa pontualmente contra Zidane o fato de que nenhuma contratação do Real Madrid na última janela de transferências ter vingado. Contra o Barcelona no sábado, apenas Theo foi relacionado pelo técnico. Os outros reforços de verão ficaram de fora da convocatória para a partida – Llorente, Mayoral, Vallejo e Ceballos.