Topo

Grêmio prevê mais um semestre sem Douglas e abre busca por armador

Meia Douglas deve voltar a trabalhar em campo apenas em maio de 2018 - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Meia Douglas deve voltar a trabalhar em campo apenas em maio de 2018 Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/12/2017 04h00

Mais um semestre sem Douglas. Esta é a previsão do Grêmio. Após duas cirurgias no joelho esquerdo, o meio-campista voltará a treinar em maio. E a ausência no elenco faz o Tricolor abrir busca por um articulador.

Douglas rompeu ligamentos do joelho esquerdo em um treinamento no começo de fevereiro deste ano. Passou por uma cirurgia e desde então a rotina foi de recuperação. Até que, em setembro, voltou a trabalhar no campo e encontrou um novo problema: o sobrepeso.

Lutando para entrar em forma e recuperar-se o mais rápido possível, o jogador voltou a sentir dores no joelho operado em outubro. Foi constatado, após exames, o rompimento no enxerto utilizado na cirugia e a necessidade de outro procedimento. A reconstrução foi um sucesso, na avaliação dos médicos do clube.

Só que novamente Douglas foi relegado aos trabalhos de recuperação. Fisioterapia, limitações de movimento e de novo o ganho de peso inevitável para um atleta que fica parado por tanto tempo.

Os momentos finais da recuperação programam atividades durante o período de férias e controle a partir da volta à rotina normal. Em maio, o jogador deve retomar treinos de campo, apenas físicos. Voltar a jogar deve romper junho.

Por isso, o Grêmio irá contratar um armador. Depois dos insucessos com Gata Fernández, que ficou por pouco tempo no clube e foi liberado para o Estudiantes, da Argentina, e Michael Arroyo, que está fora dos planos e será negociado, a ideia é apostar em um jogador com capacidade de assumir protagonismo no clube.

De toda forma, o investimento financeiro será moderado. O Grêmio admite a condição de fazer apenas uma contratação com gasto maior. Ou seja, irá pesquisar atrás de um atleta que não onere em demasia a folha e possa contribuir dentro de campo.

Cícero com salário muito alto

Cícero, de pronto, poderia ser a reposição imediata para o lugar de Douglas no elenco. O ex-jogador do São Paulo, porém, não tem permanência garantida no Grêmio no ano que vem. Dependerá de uma redução salarial para se adaptar ao padrão financeiro previsto no orçamento gremista. Seu vínculo acaba em 31 de dezembro e as negociações de manutenção já começaram.