Topo

"Antes de contratar tem que pensar na base", diz novo coordenador do SP

Ricardo Rocha recebeu convite de Raí há dez dias e foi anunciado neste quinta - Divulgação
Ricardo Rocha recebeu convite de Raí há dez dias e foi anunciado neste quinta Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/12/2017 14h18

Apostar nas categorias de base é uma das ideologias defendidas por Ricardo Rocha, novo coordenador de futebol do São Paulo. Nesta quinta-feira, o ex-zagueiro concedeu entrevista ao SporTV, canal no qual trabalhava como comentarista, e afirmou que considera mais importante olhar primeiro para os jovens formados em casa antes de sair no mercado para buscar reforços. Ricardo só pede que o Tricolor mude a filosofia de vender rapidamente as promessas de Cotia.

"Acho que antes de contratar tem que pensar na base. Fizemos uma reunião e já vimos alguns jogadores que vão participar neste ano que vem. Falamos que a base é fundamental. São Paulo tem uma base fortíssima, onde se gasta muito e precisa revelar. Tem revelado, mas os jogadores saem. Esses jogadores têm que ficar mais, sabendo que é preciso vender. O São Paulo tem uma boa base. O obstáculo ainda é a venda desses jogadores", analisou o coordenador.

Ricardo disse ter sido procurado por Raí há dez dias para o cargo e logo se animou com a possibilidade de voltar ao clube pelo qual foi bicampeão paulista e campeão brasileiro entre 1989 e 1991. O trabalho do agora dirigente começará na prática no dia 3 de janeiro, quando o elenco se reapresentará no CT da Barra Funda, mas conversas com Raí já têm direcionado o planejamento para 2018.

"Eu já peguei coisas andando e falei pra continuar caminhando, acho que estão em bom caminho. É o início de um trabalho. O São Paulo tem uma base formada, tem jogadores com proposta pra sair e o Pratto é um deles (alvo do River Plate), mas não dá pra falar muito porque ainda não estou inteirado. Tem que aguardar. Mas antes de contratar eu penso na base. O São Paulo tem carência na lateral direita, mas tem que trabalhar pensando no futuro", reiterou o ex-zagueiro, que comentou a possibilidade do meia-atacante Diego Souza chegar do Sport:

"Eu sei que houve proposta por parte da imprensa e que ele aceitou e agora falta acertar com o Sport, mas é um jogador que interessa".