Topo

PSG controla férias de brasileiros e obriga dieta moderada

Neymar está na companhia de Gabriel Medina e Lucas Lima na Bahia - reprodução/Instagram
Neymar está na companhia de Gabriel Medina e Lucas Lima na Bahia Imagem: reprodução/Instagram

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, de Paris (FRA)

29/12/2017 04h00

O Paris Saint-Germain está na cola dos jogadores brasileiros para evitar abusos nas férias de fim de ano. Um GPS de monitoramento é usado por Marquinhos, Thiago Silva, Daniel Alves e Neymar no Brasil, e uma ordem de dieta moderada também foi passada.

A determinação é para que os jogadores se apresentem sem ganho de peso – há um limite de 1kg acima do registrado antes das férias.

O recurso também é utilizado com outros jogadores do elenco. Mas a preocupação com os brasileiros é maior pela distância de Paris. Lucas Moura e Thiago Motta, por exemplo, passam as férias na capital francesa. 

No Brasil, Neymar tem o acompanhamento do preparador físico pessoal Ricardo Rosa, membro da comissão técnica do PSG. O jogador também levou uma cozinheira para acompanhá-lo em viagens - ele passará a virada de ano em Barra Grande, no litoral da Bahia.

A ordem também foi levada a sério pelos outros jogadores. Marquinhos, curtindo férias em casa, no Guarujá, conta com um trabalho de atividades físicas e fisioterapia diários acompanhando de profissionais da área. Já Thiago Silva, no Rio de Janeiro, utiliza a praia para exercícios com atividades constantes de futevôlei.

O GPS utilizado pelos jogadores é prática comum no PSG mesmo em período de atividades. As informações de nível físico geradas são levadas a sério pelo treinador Unai Emery, que já decidiu até poupar Neymar de treinamento quando a ferramenta apontava para cansaço do camisa 10.

A preocupação do clube francês com as férias se deve ao pouco tempo de recuperação dos jogadores. Os brasileiros vão pegar voo de retorno a Paris já no dia 1º de janeiro para reiniciarem os treinamentos no dia seguinte.

O PSG faz a estreia em 2018 no dia 7 de janeiro, quando irá enfrentar o Rennes, fora de casa, pela Copa da França.