Topo

Atlético-MG abre 2018 sem ataque que marcou mais de 100 gols em dois anos

Ricardo Oliveira terá a missão de ser o artilheiro do Atlético na temporada - Daniel Vorley/AGIF
Ricardo Oliveira terá a missão de ser o artilheiro do Atlético na temporada Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

02/01/2018 04h00

A pré-temporada do Atlético-MG começa nesta quinta-feira à tarde, na Cidade do Galo. Dia que o técnico Oswaldo de Oliveira receberá os jogadores, remanescentes da temporada passada, os reforços e os promovidos das categorias de base. Entre as principais novidades, estão três atacantes, afinal é o setor do elenco que mais se modificou para 2018.

Nomes importantes deixaram o Galo em menos de um ano. Somente o trio Lucas Pratto, Fred e Robinho foi responsável por 99 gols nas temporadas 2016 e 2017. A soma passa de 100 gols com Rafael Moura, que não teve o contrato renovado e seguiu para o América-MG.

Para suprir jogadores responsáveis por mais de 50% dos gols do Atlético nas últimas duas temporadas, o a diretoria alvinegra priorizou a busca por atacantes. Nesta quinta-feira são aguardados na Cidade do Galo pelo menos três novos nomes para o setor. O principal deles é Ricardo Oliveira, que chega ao clube para manter a sequência de centroavantes goleadores.

Em que pese a idade, Ricardo Oliveira já tem 37 anos, o faro de artilheiro continua apurado. Desde que retornou ao futebol brasileiro, em 2015, para defender o Santos, o centroavante tem boa média de gols. Foram 71 gols anotados em 140 disputadas. Média pouco superior de um gol a cada duas partidas. Antigo dono da camisa 9 alvinegra, Fred teve números similares no mesmo período, com 148 jogos e 75 gols marcados.

Além do experiente atacante, que defendeu o Santos, o Atlético também já acertou outros dois nomes para o ataque. Roger Guedes e Erik, que estavam no Palmeiras, e chegam por empréstimo até o final da temporada.

Para o setor ofensivo, o técnico Oswaldo de Oliveira ainda vai ter outras opções, caso de Luan, que segue no Atlético, além de Hyuri e Carlos, que retornam de empréstimos e pelo menos num primeiro momento devem ser aproveitados pelo treinador alvinegro.