Topo

Histórico e falta de dinheiro. Inter descarta reforço de peso em 2018

Negócio por Diego Forlán engorda histórico que não recomenda reforço "de peso" no Inter - Alexandre Lops/AI Inter
Negócio por Diego Forlán engorda histórico que não recomenda reforço 'de peso' no Inter Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

03/01/2018 04h00

Esqueça aquele nome de impacto, o reforço que gera grande repercussão. O Internacional de 2018 vai passar longe desse tipo de negócio por dois motivos. O primeiro é a falta de dinheiro para investir pesado no mercado da bola e o outro é o histórico recente do clube. Todas as chegadas badaladas dos últimos anos não deram retorno e ainda deixaram dívidas e, na visão da atual direção, precisam ser evitadas.

O plano no Beira-Rio é buscar atletas que tenham acumulado boa performance nos últimos anos. A maioria com potencial de revenda e custo baixo ou condição negocial acessível.

A visão foi exposta claramente na reapresentação do elenco principal e fecha com as ações do clube no mercado, até aqui. Dos cinco nomes anunciados, todos fogem do ‘nome que lota aeroporto’ e comungam do status de aposta.

"A gente não trabalha com esse conceito de grande nome. A gente trabalha para contratar um grande jogador. E que esteja com grande performance nos últimos anos. Não procuramos nomes de impacto. É só fazer análise dos últimos anos e ver... os grandes nomes não nos deram retorno e deixaram um saldo bem negativo no nosso orçamento", disse Roberto Melo, vice de futebol do Inter.

Gringos chegaram com pompa e viraram frustrações

Dois casos são emblemáticos: Diego Forlán e Ignacio Scocco. Ambos chegaram ao Inter com status de contratação impactante e tiveram desempenho abaixo do esperado. Os dois deixaram o clube antes do previsto e de maneira frustrante. A dupla botou o clube na Justiça e obrigou os dirigentes a fechar acordo para quitação de dívidas.

“Agora a gente começa a buscar nomes que sejam diferencial. Não quer dizer que são nomes renomados. Fica fácil fazer isso, mas a maioria dos atletas de renome que chegaram ao clube não deram resposta. Vamos procurar um jogador diferente, que traga algo a mais para o nosso elenco”, comentou Melo.

Até aqui, o Internacional anunciou cinco reforços. Ruan, lateral direito ex-Boa Esporte, Dudu, lateral direito egresso do Figueirense; Gabriel Dias, volante ex-Palmeiras e Paraná, Patrick, volante ex-Sport e Roger, ex-centroavante do Botafogo. Wellington Silva, atacante, será anunciado em negócio por empréstimo junto ao Fluminense até o final da semana. O Colorado busca pelo menos mais um zagueiro, volante e meia-atacante.

A estreia do time comandado por Odair Hellmann será em 18 de janeiro, contra o Veranópolis, na primeira rodada do Campeonato Gaúcho.