Topo

Chelsea recusa sondagens e quer manter David Luiz a pedido de Conte

David Luiz no banco de reservas durante jogo contra o West Bromwich - Reuters/Peter Cziborra
David Luiz no banco de reservas durante jogo contra o West Bromwich Imagem: Reuters/Peter Cziborra

Lucas Pastore e Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo e Belo Horizonte

04/01/2018 11h33

O Chelsea não está disposto a negociar David Luiz na janela de transferências de janeiro. O zagueiro tem sido apontado como alvo de Barcelona e Milan em jornais europeus, mas o UOL Esporte apurou que Antonio Conte, técnico do clube inglês, comunicou pessoalmente ao defensor que não pretende liberá-lo.

O pedido do italiano é uma mudança de postura em relação ao pensamento sobre o atleta. Após uma temporada quase impecável, o brasileiro teve um problema com o comandante em novembro do ano passado. O fato culminou em sua ida para o banco de reservas.

A mudança de ideia da comissão técnica se dá devido à pressão da torcida e ao pedido Roman Abramovich, proprietário dos Blues, admirador do atleta que está em sua segunda passagem pelo clube britânico.

Nesta temporada, David Luiz disputou 13 partidas pelo Chelsea e marcou dois gols. Apesar de ter sido utilizado em apenas um dos três últimos jogos do clube inglês, ele ainda é considerado peça importante no elenco. Por isso, Conte reluta em liberá-lo.

Além disso, Roman Abramovich, dono do Chelsea, comunicou ao estafe de David Luiz que não gostaria de vendê-lo pelo histórico que o jogador tem no clube. O zagueiro está em sua segunda passagem pelos londrinos – a primeira aconteceu entre 2011 e 2014 – e conquistou um Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra, uma Liga dos Campeões e uma Liga Europa com a camisa do time.

Por fim, o Chelsea teme críticas da torcida e da imprensa local se liberar um jogador que faz parte da rotação do time em meio à disputa da Liga dos Campeões da Europa. A equipe está classificada para as oitavas de final da competição europeia.

Na abertura da fase eliminatória, o Chelsea enfrenta justamente o Barcelona. A coincidência faz com que a transferência de David Luiz para o clube catalão seja ainda mais improvável neste momento.