Topo

Fernandinho comemora melhor temporada na Inglaterra e exalta compatriotas

Carl Recine/Reuters
Imagem: Carl Recine/Reuters

Do UOL, em São Paulo

04/01/2018 13h23

Um dos capitães do Manchester City, o brasileiro Fernandinho comemorou a boa fase que vive no futebol inglês. Em entrevista ao site oficial do clube publicada nesta quinta-feira (4), o meio-campista afirmou que esta é sua melhor temporada no time e também explicou seu papel como referência para os jovens brasileiros do elenco, Gabriel Jesus e Ederson, que chegaram à equipe durante 2017.

“Isso é um trabalho importante para fazer, especialmente caras como Gabriel e Ederson. Gabriel especialmente por vir direto do Brasil, Ederson de Portugal, mas parece um país tropical como o Brasil. Quando eles chegaram foi tudo novo para eles”, analisou.

“A liga é diferente, se você está aqui há um tempo, você tem a obrigação de ajudá-los, especialmente com a língua. Às vezes eu traduzo coisas para eles. Mas acho que o mais importante é o desejo dos jogadores. Eles têm isso dentro deles e eles mostram a cada treino, cada jogo, e isso é muito importante para um jogador e um time que quer ser campeão, vencer troféus e jogar bom futebol”, completou.

Fernandinho exaltou os dois compatriotas do elenco. Jovens, ambos foram apontados como promissores e capazes de se tornar melhores em suas posições. Ele começou comentando a temporada de estreia de Ederson.

“Ele é ótimo. Estamos felizes por ele, pelo clube, por contratá-lo na hora certa. Claro, ele mostrou suas qualidades. Ele é incrível, forte, rápido com decisões. Se continuar vencendo, com grandes performances de todos os jogadores e vencer títulos, será um dos três melhores goleiros da Europa nos próximos anos, com certeza”, opinou.

Já sobre Gabriel Jesus, Fernandinho destacou a mentalidade trabalhadora. “Ele tem esse ‘feeling’ de marcar gols. Ele é muito jovem, tem grande futuro pela frente. Para ser um jogador ‘top’... acho que ele vai chegar a esse nível. É um cara que trabalha muito duro todo dia nos treinos. Quando vai aos jogos não gosta de perder a bola, o jogo, gosta de vencer. Tem todos os componentes para ser grande jogador”, afirmou. “Tenho certeza que será um dos melhores de sua posição.”

O meio-campista ainda celebrou a temporada que ele próprio vem tendo. Elogiado por Guardiola, ele retribuiu os cumprimentos ao treinador, a quem creditou sua melhora dentro das quatro linhas.

“A consistência que eu tenho tido nessa temporada é muito importante para mim. Eu tento jogar no mesmo nível todo jogo. Guardiola jogou na mesma posição que eu. Ele me conhece muito o jeito certo. Você pode ver na última temporada quando ele se juntou a nós. Ele me ajudou a melhorar muito, especialmente falando de pequenos detalhes para melhorar eu mesmo”, concluiu.

O Manchester City de Fernandinho é o líder invicto do Campeonato Inglês, com 62 pontos, 15 a mais que o vice-líder United.