Topo

Após superstição de Cuca em 2017, Palmeiras volta a se concentrar no CT

Academia de ginástica foi um dos vários ambientes reformados no CT do Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Academia de ginástica foi um dos vários ambientes reformados no CT do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

05/01/2018 04h00

O elenco do Palmeiras fica até a próxima quarta-feira, dia 10 de janeiro, concentrado no hotel do centro de excelência da Academia de Futebol. A estrutura de primeiro nível do CT palmeirense, que passou por uma reforma de R$ 20 milhões, voltará a ser usada pela equipe com a anuência da comissão técnica dirigida por Roger Machado, depois que o ex-treinador Cuca, em 2017, preferiu fazer uma intertemporada em Atibaia, no interior paulista.

Em julho do ano passado, Cuca pediu à diretoria que o elenco se isolasse em Atibaia para se preparar para as oitavas de final da Libertadores, mesmo com o CT palmeirense proporcionando recursos bem superiores.

Pessoas do clube comentam que a escolha se deu em grande parte por superstição do técnico, que havia feito o mesmo "retiro" em momentos da temporada 2016, quando foi campeão brasileiro pelo time alviverde e o clube ainda não tinha remodelado seu CT. No ano passado, depois da tentativa de isolamento promovida por Cuca, o Palmeiras acabou eliminado pelo Barcelona de Guayaquil nas oitavas da competição continental.

Desta vez, a decisão de fazer a pré-temporada usando a estrutura da Academia foi tomada de forma natural pela comissão técnica. No início do ano passado, o mesmo aconteceu sob o comando de Eduardo Baptista, que também concentrou a equipe em janeiro no próprio CT.

A reforma na Academia durou 18 meses e deixou o centro de treinamentos estruturado com um hotel com quartos individuais para os atletas, piscinas, refeitório, sala de ginástica, sala de jogos, home theater e até mesa de pôquer.

Em 2018, a pré-temporada dos clubes brasileiros será mais curta por causa da parada para a Copa do Mundo no meio do ano. O Palmeiras, por exemplo, faz sua estreia oficial no ano já em 18 de janeiro, contra o Santo André, pelo Campeonato Paulista, no Allianz Parque.