Topo

Goulart no Palmeiras depende de liberação e salário; em junho é mais fácil

Ricardo Goulart é ídolo do Guangzhou e tem contrato até 2020 - AFP PHOTO / STR
Ricardo Goulart é ídolo do Guangzhou e tem contrato até 2020 Imagem: AFP PHOTO / STR

Danilo Lavieri e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

05/01/2018 16h11

O meia-atacante Ricardo Goulart está tentando obter uma liberação do Guangzhou Evergrande, da China, para mudar de clube ainda neste ano - provavelmente, no segundo semestre. O jogador tem o sonho de atuar na Europa, mas acredita que uma passagem pelo futebol brasileiro facilitaria esse objetivo. No momento, o único clube do país que tem possibilidade de contratar o atleta é o Palmeiras.

O time alviverde mantém um interesse antigo e fala quase que diariamente com o atleta e seu estafe. O Palmeiras está de portas abertas para receber Goulart, mas diz que não topará arcar com os mesmos salários que ele tem na China. O atleta guarda ótima relação com o diretor de futebol Alexandre Mattos, com quem trabalhou no Cruzeiro.

A multa rescisória de Goulart com os chineses, com quem ele tem contrato até 2020, é muito alta: 30 milhões de euros (R$ 116 milhões), valor inviável para os padrões brasileiros. Até por isso, o jogador trabalha com a possibilidade de ser emprestado ao Palmeiras por um ano, com um valor fixado para compra que seria substancialmente menor do que o estipulado na multa.

O meia-atacante ainda tem esperanças de conseguir o sinal verde dos chineses já em janeiro, mas sabe que a possibilidade de ser liberado apenas no meio do ano é muito maior. O Guangzhou, que tem Goulart como seu principal jogador, já sabe que ele deseja deixar o clube, e o atleta confia em um bom senso da equipe asiática para facilitar a saída.

Além da meta de jogar na Europa, Goulart ainda sonha com seleção brasileira e Copa do Mundo. Para isso, porém, teria que mudar de time agora. O atleta também possui projetos pessoais, como ter filhos, e não gostaria de criá-los em um país com uma cultura tão diferente como a chinesa.

Bicampeão brasileiro como meia-atacante no Cruzeiro, Goulart também pode fazer a função de centroavante, que exerceu algumas vezes no Guangzhou. O jogador está com 26 anos e, durante suas férias em São José dos Campos (SP) no mês passado, foi fotografado segurando uma camisa do Palmeiras, após ser abordado por torcedores do time em um evento