Topo

Como o Boca contratou jogador de Copa usando só madeira de estádio velho

Estádio do Boca e suas arquibancadas de madeira antes de ser reconstruído - Arquivo/Boca Juniors
Estádio do Boca e suas arquibancadas de madeira antes de ser reconstruído Imagem: Arquivo/Boca Juniors

Do UOL, em São Paulo

06/01/2018 04h00

Nada de dinheiro ou outros jogadores: o Boca Juniors já contratou um reforço usando parte de seu estádio antigo como pagamento. Mais precisamente, o clube cedeu uma estrutura de madeira da “velha Bombonera” para trazer um novo jogador do Ferro Carril e ainda alugar o estádio desse mesmo time enquanto construía sua nova casa.

A curiosa negociação aconteceu em 1938. O jogador envolvido na transação foi o volante Arcadio López, que fez parte da seleção argentina na Copa do Mundo de 1934, na Itália. Pelo Boca, o meio-campista disputou 90 partidas, entre amistosos e compromissos oficiais, e ficou até 1942.

Para contar com López, o Boca cedeu ao Ferro Carril a arquibancada de madeira localizada no setor norte, na altura da Rua Aristóbulo del Valle, e mais 410 assentos.

No acordo entre os clubes, além de mandar todo o material, o Boca se responsabilizou também pela montagem da arquibancada no Estádio Ricardo Etcheverri, deixando o local nas condições de jogo exigidas pelas leis da época.

Por contrato, o Boca também teve o direito de usar o novo estádio do Ferro Carril até que a Bombonera de cimento estivesse pronta, o que se tornou realidade em 1940. Assim, a arquibancada de madeira valeu um jogador e a locação de um estádio durante cerca de dois anos.

Registros desse acordo indicam que o Ferro Carril também usou mais uma parte da Bombonera de madeira, mas neste caso teve que pagar pela estrutura lateral que ficava localizada na rua Del Valle Iberlucea (na época, rua Del Crucero).

O Boca utilizou o estádio de madeira que antecedeu a atual Bombonera entre 1924 e 1938. Lá, o time conquistou seis títulos do Argentino (1924, 1926, 1930, 1931, 1934 e 1935) antes de transformar parte da estrutura em um reforço para seu elenco.