Topo

Perto de sair, Mina treina fora do Palmeiras e já segue jogadores do Barça

Mina quer sair para o Barcelona e aguarda acerto dos espanhóis com o Palmeiras - AP/Matilde Campodonico
Mina quer sair para o Barcelona e aguarda acerto dos espanhóis com o Palmeiras Imagem: AP/Matilde Campodonico

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

07/01/2018 04h00

Bem próximo de trocar o Palmeiras pelo Barcelona, o zagueiro Yerry Mina já começou a sair do dia a dia do clube alviverde. Em compasso de espera desde a última sexta-feira (5), quando se apresentou e manifestou ao diretor de futebol Alexandre Mattos sua vontade de ir para a Espanha já em janeiro, o colombiano não tem treinado na Academia de Futebol e passou a seguir atletas do time catalão nas redes sociais.

Mina instagram - Reprodução - Reprodução
Mina seguiu Ter Stegen, Philippe Coutinho e Suárez no Instagram no sábado
Imagem: Reprodução

No sábado (6), por exemplo, Mina não esteve presente às atividades comandadas por Roger Machado em dois períodos no CT. Segundo seu estafe, o jogador tem mantido a forma em um local privado, com um preparador pessoal, e está "tranquilo", aguardando um acerto entre as diretorias de Palmeiras e Barça.

Já o Palmeiras diz que, após ouvir de Mina que deseja sair, espera uma proposta do Barça que atenda às suas expectativas. O acordo original de preferência de compra para que o time espanhol adquirisse Mina no meio de 2018 era de 9 milhões de euros; para levá-lo agora, os europeus já tiveram duas propostas maiores recusadas, mas estão dispostos a aumentar ainda mais a pedida.

O Barcelona tem prioridade de compra sobre Mina desde que o atleta chegou ao Palmeiras, em julho de 2016, vindo do Independiente Santa Fe. O colombiano tem o sonho de jogar no clube espanhol, que decidiu antecipar sua chegada para não ficar com apenas dois zagueiros no elenco, Piqué e Vermaelen, já que Umtiti está machucado e Mascherano deve sair para a China.

Já o Palmeiras ficará com sete zagueiros caso a saída de Mina seja efetivada e afirma que não irá ao mercado buscar uma reposição imediata. O elenco que vem trabalhando com Roger tem Edu Dracena, Luan, Juninho, Antônio Carlos, Emerson Santos, Thiago Martins e o recém-promovido da base Pedrão. Destes, Thiago Martins interessa ao Bahia e ainda pode sair.