Topo

Ibrahimovic acusa imprensa sueca de racismo velado

AFP
Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

08/01/2018 19h55

Jogador de maior sucesso da Suécia na história recente, Zlatan Ibrahimovic afirmou que não é apreciado nem respeitado em seu país natal, insinuando ser desvalorizado por um “racismo velado” da imprensa local. O centroavante sueco do Manchester United desabafou pela forma que os meios de comunicação suecos o tratam ainda hoje, após mais de uma década como um dos principais jogadores do futebol europeu.

“Até hoje é assim. O que a imprensa sueca faz, me defende ou me ataca? Eles ainda me atacam, porque eles não conseguem aceitar que eu sou Ibrahimovic.  Se outro jogador sueco cometesse o mesmo erro que eu, eles o defenderiam. Mas quando se trata de mim, eles não me defendem. É ok para mim, porque isso é o que me faz mais forte”, relatou o jogador, em entrevista ao “Canal+”, da França.

“Isso é racismo. Não digo que há racismo, mas eu diria que há um racismo velado. Isso existe, tenho certeza. Porque não sou Andersson ou Svensson, se eu fosse isso, eles me defenderiam mesmo que eu roubasse um banco”, apostou.

Nascido em Mälmo, cidade homônima ao clube em que iniciou a carreira como atleta profissional, Ibrahimovic é filho de um bósnio com uma croata que se conheceram após imigrarem para a Suécia. Apesar de ter nascido no país escandinavo e defendido a seleção local em 116 partidas, o atacante reclamou do tratamento dado pelos suecos.

“Eles não estão me defendendo como deviam, porque eu sou provavelmente o maior jogador da história da Suécia, O que eu fiz, ninguém fez. A Bola de oOuro da Suécia, o melhor mais venceu ela, tem duas. Quantas eu tenho? Onze Bolas de Ouro. Isso nunca tinha acontecido. O que eu fiz para o futebol sueco nunca tinha acontecido”, afirmou o centroavante.

Questionado se sua arrogância era um fator para o tratamento ruim, o jogador do Manchester United desconversou, lembrando seu status entre os atletas do país.

“Não importa (se acham que Ibrahimovic é muito arrogante). Sou o melhor que há. Ou você tem orgulho e aprecia o que tem, ou não”, concluiu.

Após retornar ao Manchester United nesta temporada, depois de romper os ligamentos do joelho direito, Ibrahimovic tem atuado como reserva da equipe treinada por José Mourinho. Ele marcou um gol desde que voltou ao clube, em partida da Copa da Liga Inglesa contra o Bristol City.

Veja a entrevista de Ibra (em inglês)