Topo

Jair "congela" contratação de gringo e pode liberar lateral para o México

John Narváez, lateral da LDU, do Equador, foi oferecido ao Santos nesta semana - Enrique Castro-Mendivil/Reuters
John Narváez, lateral da LDU, do Equador, foi oferecido ao Santos nesta semana Imagem: Enrique Castro-Mendivil/Reuters

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

08/01/2018 04h00

O técnico Jair Ventura está satisfeito com os laterais direitos que possui no elenco: Victor Ferraz e Daniel Guedes. O treinador pediu a permanência do primeiro, que interessa ao São Paulo, e é fã de Guedes, jogador que ele tentou levar para o Botafogo em duas oportunidades, mas não conseguiu.

Por conta disso, Jair “congelou” a contratação do lateral-direito equatoriano Jhon Narváez, da LDU, do Equador. O jogador foi oferecido ao Santos, mas o técnico pediu para o diretor de futebol, Gustavo Vieira, avançar na negociação somente em caso de saída de Victor Ferraz.

“A lateral está bem servida. Tanto Victor quanto o Guedes, que quis levar para o Botafogo. Nos interessa, por mim o Ferraz permanece. Sobre a nova contratação (lateral), não posso responder”, disse Jair.

“Existe uma ansiedade por saber nomes. No mercado nós conversamos com ‘n’ pessoas para receber informações e tomar decisões. Me reservo um pouco, pois o que temos que fazer é dar jogador contratado, não jogador especulado. Estamos estudando o mercado para suprir as posições”, disse Gustavo Viera, diretor de futebol, sobre o equatoriano.

A satisfação de Jair Ventura com Ferraz e Guedes deve influenciar no futuro de outro lateral santista: Matheus Ribeiro. O jogador foi contratado do Atlético-GO na temporada passada, chegou com status de titular, mas não se firmou.

O UOL Esporte apurou que Matheus Ribeiro recebeu uma proposta do Puebla, do México, e pode deixar o clube. Caso não seja aproveitado ou pelo menos relacionado para os jogos, ele deve pedir para ser liberado para o futebol mexicano.

Matheus Ribeiro atua nas duas laterais. Apesar de destro, ele também joga na lateral esquerda. Vale lembrar que o Santos encara processo na Justiça com Zeca, e conta apenas com Caju e Romário, único reforço do clube até o momento, para o setor.

No caso de Victor Ferraz, a diretoria negocia a renovação contratual do jogador para afastar a “sombra” do São Paulo. O atleta teve a melhor fase de sua carreira com o técnico Dorival Júnior no Santos. Agora o treinador quer levá-lo para o clube do Morumbi.

A diretoria santista promete reformular o contrato do jogador. Eles entendem que o atleta não possui um salário de acordo com o seu futebol. Para a nova cúpula alvinegra, ele é “lateral de seleção” e, por isso, merece um ordenado melhor. Na visão deles, a valorização deve afastar os concorrentes de tirá-lo do Santos.

A ideia é conceder um reajuste salarial, além de outros “gatilhos” no contrato como premiações por títulos e convocações para a seleção brasileira. Ferraz já chegou a ser cogitado por Tite na seleção, mas a convocação não aconteceu. Peres também pretende estender o vínculo do Victor Ferraz. Atualmente, o lateral direito tem contrato com o alvinegro praiano até dezembro de 2019.

Victor Ferraz chegou ao Santos em 2014 e é titular absoluto da lateral direita desde o ano seguinte. O camisa 4 era considerado um dos homens de confiança de Dorival Júnior enquanto o treinador esteve no comando do time durante dois anos. O atual treinador do São Paulo já confirmou publicamente o interesse no atleta.