Topo

Xavi cita Romário para destacar estilo de liderança de Neymar

Neymar coloca braçadeira em Xavi durante jogo do Barça em 2015 - MARTIN BUREAU/AFP
Neymar coloca braçadeira em Xavi durante jogo do Barça em 2015 Imagem: MARTIN BUREAU/AFP

Do UOL, em São Paulo

08/01/2018 09h46

Ex-companheiro de Neymar no Barcelona, Xavi Hernández fez elogios ao atacante. O meio-campista exaltou o estilo de liderança do brasileiro e comparou sua personalidade à de Romário, que também defendeu as cores do clube catalão.

"Neymar é uma pessoa boa. É um brincalhão. E Daniel Alves também! As pessoas pensam que Alves está todo dia festejando por causa do Instagram. Mas ele é profissional. É o modo de vida dele", disse Xavi, em entrevista ao jornal espanhol "El Pais".

Quando questionado sobre Neymar ter deixado o PSG para ir ao aniversário da irmã, Xavi lembrou do relacionamento de Romário com Johan Cruyff para dizer que o gerenciamento do elenco é de responsabilidade do treinador.

"Aí é onde o treinador entra. Na época de Cruyff, Romário estava lá e Cruyff teve de gerenciá-lo, e não era um cara fácil", relembrou.

Para Xavi, o fato de Neymar querer sempre a bola, mesmo quando as coisas ficam difíceis durante os jogos, é o que o transforma em um bom líder.

"Neymar é um líder incrível. No campo, é brutal. Ele tem personalidade e não se assusta. Isso é uma virtude. O que destaca o grande jogador de futebol é isso. Que nos momentos mais difíceis ele diga ‘me dê a bola’. O que aconteceu com o Barcelona? Quando pegava fogo, todos queriam a bola. Todos tinham personalidade. O que aconteceu com o Paris Saint-Germain e o Manchester City nos últimos anos? Competiram com jogadores que não estavam acostumados a carregar esse peso. Agora você olha o PSG e vê Edinson Cavani, Ángel di María, Neymar, Marco Verratti... Eles estavam tocando taças. Neymar fica chateado quando não lhe dão a bola. Isso é um peso", elogiou.