Topo

Edmílson compara Mina e Coutinho a Lúcio e Iniesta e vê Neymar menos feliz

Edmílson defendeu as cores do Barcelona entre 2004 e 2008 - Getty Images
Edmílson defendeu as cores do Barcelona entre 2004 e 2008 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/01/2018 07h14

Ex-jogador do Barcelona, Edmílson concedeu entrevista ao jornal espanhol "Sport" para falar sobre Philippe Coutinho, reforço do clube, e Yerri Mina, que pode trocar o Palmeiras pela Catalunha em breve. O campeão mundial em 2002 comparou os dois a Andrés Iniesta e Lúcio, respectivamente, e ainda afirmou que não acha que Neymar é tão feliz no Paris Saint-Germain quanto era na Espanha.

Questionado sobre Mina, o ex-zagueiro e volante elogiou a saída de bola do zagueiro do Palmeiras e comparou seu estilo ao de Lúcio, beque do Gama que fez sucesso na Europa defendendo Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Inter de Milão e Juventus.

"Eu o vi jogar muito, especialmente na temporada passada. Ele é um jogador que impressionou a todos por causa da sua saída de bola. Ele tem coisas de Lúcio. Eles são um pouco semelhantes. Ele gosta de ir para a frente. Nessa temporada, ele teve má sorte com algumas lesões. Dentro do que o Barça precisa, é um cara que vai se adaptar bem. Tem essa qualidade de dar bons passes lá de trás", opinou Edmilson.

Ainda segundo o ex-jogador, que chegou a trabalhar com Coutinho como auxiliar técnico pontual da seleção brasileira de Dunga, o meia não terá problemas para se adaptar ao Barcelona.

"Conheço Coutinho desde a infância. Quando um jogador jovem sai do Brasil, é difícil se adaptar. Custou-lhe um pouco para se adaptar, a princípio na Itália e na Inglaterra. Mas tem uma qualidade impressionante, e o Liverpool acabou dependendo muito dele. É um talento e não vai demorar para ele se adaptar no Barça. Será um processo semelhante ao dos outros brasileiros que estiveram no clube. Ele é um jogador muito criativo que o clube precisava", exaltou Edmilson, que acha que Coutinho vai ocupar a mesma posição de Andrés Iniesta em campo.

"É o mesmo perfil. Coutinho também é um jogador muito profissional, muito calmo e familiar. Fui com ele três vezes para a seleção principal e ele é um pouco como Andrés. Às vezes, cometemos erros misturando o personagem dentro e fora de campo. Ele é um menino quieto, que não precisa estar gritando no vestiário para se motivar, e dentro do campo ele é uma máquina. São jogadores que lideram à sua maneira. Eles são fechados, mas quando entram em campo, se fazer ouvir", completou.

Por fim, quando questionado se achava que Neymar estava feliz no PSG, Edmílson respondeu afirmativamente, mas com a ressalva de que acredita que o astro era mais feliz no Barcelona

"Eu acho que sim, eu vi o PSG nesse fim de semana e eles têm uma ótima equipe. Certamente não tão feliz quanto em Barcelona, porque não há muito sol e os zagueiros pegam mais na França. É um futebol fisicamente mais forte. Mas ele também não estava satisfeito com algumas coisas no Barça. Quando ele tomou a decisão de sair, ele sabia que enfrentaria algumas dificuldades", afirmou.