Topo

Há dez anos, Neymar substituía Ganso e estreava na Copinha pelo Santos

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/01/2018 13h48

Há dez anos, um jovem de apenas 15 anos estreava pelo Santos na Copa São Paulo cercado de expectativas. Um ainda menino Neymar substituiu Paulo Henrique Ganso aos 30min do segundo tempo e atuou pela primeira vez na principal competição de base do país. Foram pouco mais de 15min em campo, participação direta em dois gols e uma entrevista tímida no fim da goleada por 5 a 1 sobre o Barra do Garças, time mato-grossense.

No dia 10 de janeiro de 2008, Neymar (com a camisa 21) já mostrou um pouco da habilidade que o consagrou um dos atuais melhores jogadores do mundo. Mesmo com a diferença de idade em comparação aos adversários – Ganso, por exemplo, tinha 18 na época -, o ainda adolescente mostrou qualidade e acabou aprovado no primeiro grande teste, ocorrido no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo.

Fora dois passes que deixaram companheiros com chances claras de gol (a arbitragem assinalou impedimento erroneamente nos dois lances), Neymar participou do quarto gol santista ao desviar de cabeça para Alemão, da entrada da área, balançar a rede diante do adversário mato-grossense.

O hoje atleta mais caro do futebol mundial ainda deu a assistência para Tiago Luis, estrela daquela equipe ao lado de Ganso, fechar o placar. Foi um Neymar participativo e que não se intimidou com a diferença física em relação aos rivais.

A estreia foi lembrada pelo Santos nesta quarta-feira. Com a nova direção que busca uma aproximação com o craque, as redes-sociais do clube alvinegro relembraram a atuação de Neymar e ainda emitiram uma mensagem carinhosa para com o atacante, hoje consagrado.

“Há dez anos, com apenas 15 anos, estreava em uma Copa São Paulo um dos maiores #MeninosDaVila da história! Era só o início da caminhada desse grande craque mundial! Um orgulho que só o Santos pode ter!”, postou o Santos sobre o dia em que Neymar debutou na Copinha.