Topo

Grêmio só atende 'representantes oficiais' e ignora contato de empresários

Atacante Luan é um dos jogadores do Grêmio na mira do mercado internacional  - Matthew Childs/Reuters
Atacante Luan é um dos jogadores do Grêmio na mira do mercado internacional Imagem: Matthew Childs/Reuters

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

11/01/2018 04h00

O Grêmio não quer saber de intermediários. Para venda de jogadores, recebe uma série de telefonemas e contatos diários. Sequer atende. Segundo o presidente Romildo Bolzan Júnior, apenas contatos de representantes oficiais de clubes são ouvidos.

O mandatário comentou que Luan e Arthur são muito procurados por agentes dos mais diversos lugares do mundo, mas sempre em tom extra-oficial. E, por isso, sequer são respondidas as diversas mensagens, na maioria solicitando autorização de negociação de ambos. O Grêmio só dá atenção quando há um contato oficial de clube. E isso ainda não aconteceu na atual janela de transferências.

"Concretamente não há nenhuma proposta. E quando se concretiza é de um clube para outro. Este ambiente de negociação é muito nervoso. É empresário ligando dez, 15 vezes por dia para a gente. Ofertando, pedindo autorização de venda. O Grêmio não faz isso. Até para não vulgarizar os negócios. Mas se o clube tiver interesse, é só mandar um representante credenciado fazer o negócio. Isso nós recebemos. Um representante credenciado com oferta do clube", disse o presidente gremista.

Arthur é o alvo principal. Na mira do Barcelona, o jogador reconhece o sonho de atuar na Espanha. O clube, inclusive, se reuniu com ele no ano passado e uma foto vazada em que vestia as cores da equipe gerou muita polêmica. O Grêmio, por outro lado, diz que só negocia pela multa rescisória: R$ 187 milhões.

"Eles vieram a Porto Alegre para me conhecer e conhecer minha família, é algo normal que os clubes fazem. Falo novamente que em nenhum momento teve má-fé com o Grêmio, que é o clube que me abraçou desde os 14 anos. Mas existiu uma conversa, e como gerou muita especulação aquela foto, de alguma maneira com lado negativo, eu falei para o meu pai e pro meu empresário verem isso. Eu deixei isso com eles e foco apenas em jogar futebol", disse Arthur ao Sportv. "Acho que, por se tratar de um grande clube da Europa, todo mundo sonha em jogar a Liga dos Campeões, com a musiquinha tocando. Eu estaria sendo muito falso se falasse que não é um sonho, ainda mais sendo o Barcelona", completou.

Mas não houve contato formal feito por 'representante legal' conforme pretende o Grêmio. Nem mesmo por Luan, outro destaque da equipe, o Tricolor recebeu proposta nestes moldes. Na janela de transferências anterior, chegou a aceitar a investida do Spartak Moscou, da Rússia, mas o jogador se negou a ir para o clube, permaneceu e conquistou a Libertadores. De quebra levou o prêmio de melhor jogador do continente.

"O Grêmio trabalha no sentido de valorizar os ativos. Em respeito aos clubes, embora tenhamos muitas mensagens e telefonemas, sequer olhamos. O Grêmio só trabalha quando há um contato concreto e até agora nenhum jogador recebeu isso. Só várias consultas", completou Romildo Bolzan Júnior.

Campeão da Libertadores, o Grêmio não vendeu nenhum jogador de seu elenco até agora. As saídas, como Fernandinho, Cristian, Barrios e companhia, se deram apenas por fim de contrato