Topo

Firmino marca, e Liverpool acaba com invencibilidade do Manchester City

Jogadores do Liverpool comemoram um dos quatro gols na boa vitória sobre o City - REUTERS/Phil Noble
Jogadores do Liverpool comemoram um dos quatro gols na boa vitória sobre o City Imagem: REUTERS/Phil Noble

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/01/2018 15h53

Está encerrada a série invicta do badalado Manchester City no Campeonato Inglês. Neste domingo (14), no Anfield, o Liverpool derrotou o time de Pep  Guardiola por 4 a 3 e acabou com a invencibilidade do rival na competição após 23 rodadas. Chamberlain, Salah, Mané e Roberto Firmino, com um golaço, marcaram para os donos da casa; Leroy  Sané, Bernardo Silva e Gundogan descontaram.

A partida foi a primeira do Liverpool desde a saída de Philippe Coutinho para o Barcelona. Com a bela vitória, o time chegou aos 47 pontos e pulou para a terceira colocação. Mesmo com a derrota, o City segue isolado na liderança, com 62 pontos.

Jogo intenso e igualdade no placar

Como era de se esperar, a partida se mostrou intensa desde os primeiros minutos. Mas não foi o Manchester City quem comandou as ações iniciais. O Liverpool se lançou ao ataque, surpreendeu o líder do campeonato e abriu o placar aos 9 minutos. Oxlade-Chamberlain recebeu do brasileiro Roberto Firmino, avançou pela intermediária e chutou forte no canto direito de Éderson, fazendo 1 a 0.

O gol sofrido não abalou o time de Pep Guardiola, que manteve suas característivas e sufocou os donos da casa no Anfield. O empate parecia ser questão de tempo. E chegou ainda no primeiro tempo. Sané recebeu na ponta esquerda, tirou a marcação com um domínio no peito e entrou na área para fazer um belo gol: 1 a 1.

Golaços e vitória suada no fim
Firmino comemora gol - AFP PHOTO / Paul ELLIS - AFP PHOTO / Paul ELLIS
Roberto Firmino comemora gol: atacante brasileiro teve boa atuação em vitória
Imagem: AFP PHOTO / Paul ELLIS

A igualdade em campo ficou esquecida no primeiro tempo. A segunda etapa se mostrou uma verdadeira aula do Liverpool para cima do Manchester City. Ao menos nos primeiros minutos Com três golaços, os donos de Anfiel construíram a boa vitória por 4 a 1 e quebraram a invencibilidade rival.

O primeiro dos três belos gols chegou com Firmino, que ganhou no corpo da defesa rival e encobriu Ederson com muita categoria. Na sequência, Mané acertou bonito chute no ângulo e fez 3 a 1. Salah, minutos depois, aproveitou rebatida errada de Éderson para encobrir mais uma vez o goleiro do City: 4 a 1.

Bernardo Silva, aos 39, e Gundogam, aos 46, ainda descontaram para o time de Manchester e deram emoção ao final do jogo. Mas o tempo se mostrou curto, confirmando a derrota do líder.

Saudade de Coutinho?

Apesar da lamentação geral da torcida, o Liverpool parece não ter sentido falta de Philippe Coutinho no primeiro jogo após a saída do atleta. Sem o meia, o ataque funcionou com excelência. Os quatro homens de frente balançaram as redes na vitória deste domingo: Chamberlain, Salah, Mané e Roberto Firmino.

Estádio ruim para o City

Apesar da bela campanha na temporada 2017-18, perder em Anfield não chega a ser novidade para o City. O time de Manchester não consegue superar o Liverpool no estádio desde 2003. A expectativa de conseguir duas vitórias na mesma temporada também era alta. Após a goleada por 5 a 0 no turno, o time de Guardiola queria repetir a marca de dois triunfos na mesma temporada após 80 anos. A última vez foi na jornada 1936-37.