Topo

Palmeiras abre ano tentando tirar lições de 2017 e driblar favoritismo

Reforço de peso para 2018, Lucas Lima faz nesta quinta sua estreia pelo Palmeiras - Leandro Mirand/UOL Esporte
Reforço de peso para 2018, Lucas Lima faz nesta quinta sua estreia pelo Palmeiras Imagem: Leandro Mirand/UOL Esporte

Danilo Lavieri e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

18/01/2018 04h00

O Palmeiras tenta fugir do peso do favoritismo e não quer se vender como o time a ser batido, mas 2018 começa do mesmo jeito que 2017: com o clube sendo protagonista no mercado, trazendo reforços de peso e sendo apontado como o que tem melhor condição de brigar por títulos. É assim, tentando driblar um cenário que contribuiu negativamente para o ambiente interno na temporada passada, que a equipe faz sua estreia no Campeonato Paulista, nesta quinta (18), contra o Santo André, no Allianz Parque.

O diretor de futebol Alexandre Mattos e o técnico Roger Machado já discursaram neste ano contra o clima de "oba-oba" que pode ter se instalado em parte da torcida, especialmente após contratações como as de Lucas Lima e Gustavo Scarpa. A avaliação interna é que 2017, em que já se falava até mesmo em Mundial de Clubes no meio do ano, mas que terminou sem títulos, serviu como uma lição para evitar que as expectativas subam alto e rápido demais.

"Em todo e qualquer campeonato, todos partem da mesma condição", disse Roger. "A gente fez uma equipe forte, sim, não pode fugir do que a realidade mostra. Temos uma equipe para entrar forte durante o ano nas competições, mas não dá para traçar favoritismo antes de começar. É importante a gente saber disso, se municiar, fazer uma competição forte e justificar durante ela o que estamos construindo desde o primeiro dia".

Com apenas 14 dias de pré-temporada - mais curta em 2018 por causa da parada para a Copa do Mundo no meio do ano -, o Palmeiras ainda está longe do nível de desempenho desejado por Roger. O trabalho do treinador, que se apoia em conceitos como posse de bola, pressão ofensiva e marcação por zona, está obviamente no estágio inicial. No jogo-treino contra o Atibaia na última sexta, por exemplo, o time criou poucas chances e venceu por 1 a 0 graças a uma falha do goleiro rival após boa jogada de Willian.

Roger sabe, porém, que boa parte da torcida vai exigir resultados imediatos e futebol envolvente logo de cara. Com o elenco mais caro do Brasil e vindo de um ano sem taças, o sucesso é obrigação para ele em sua primeira temporada no Palmeiras. Até por isso, ele já espera ver alguns elementos implantados nos treinos colocados em prática contra o Santo André.

"O que eu espero sempre é equipe equilibrada. Defender bem e atacar bem. Que desde o início do campeonato, a gente já comece a mostrar coisas importantes que trabalhamos na pré-temporada, que foi curta, mas muito produtiva. Uma equipe competitiva, que vai sempre buscar o gol jogando em casa, mas que consiga entender bem os momentos do jogo. Se defender bem, não oportunizar chance ao adversário e, quando tiver oportunidade, definir a nosso favor", afirmou.

O Palmeiras terá como titulares dois de seus reforços para 2018: o lateral direito Marcos Rocha e o meia Lucas Lima. Já Diogo Barbosa está lesionado, enquanto Weverton ficará no banco, Gustavo Scarpa não foi regularizado a tempo para a primeira rodada e Emerson Santos ficou de fora da lista de inscritos do Paulistão. No gol, Jailson superou a concorrência de Weverton e Fernando Prass e será titular.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras x Santo André

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 18/01/2018 (quinta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Salim Fende Chavez
Assistentes: Bruno Salgado Rizo e Alberto Poletto Masseira

Palmeiras: Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins e Victor Luís; Felipe Melo, Tchê Tchê e Lucas Lima; Willian, Borja e Dudu. Técnico: Roger Machado

Santo André: Neneca; Foguete, Domingos, Douglas e Paulinho; Flávio Medeiros, Dudu Vieira, João Lucas e Aloísio; Walterson e David. Técnico: Sérgio Soares