Topo

G. Jesus completa 1 ano no City: "Lugar certo para realizar meus sonhos"

Reuters/Carl Recine
Imagem: Reuters/Carl Recine

Do UOL, em São Paulo

19/01/2018 18h10

Há exatamente um ano, no dia 19 de janeiro de 2017, Gabriel Jesus estava sendo anunciado como reforço do Manchester City. Doze meses depois, entre gols, elogios, ligações para a mãe e uma lesão, muita coisa aconteceu na vida do menino.

“Hoje eu completo um ano no Manchester City, com a certeza de que estou no lugar certo para realizar meus sonhos. Obrigado, Manchester City, pela confiança nesse moleque do Peri que sempre quis jogar bola. Volto em breve!”, escreveu o brasileiro no Twitter.

Como o futebol europeu segue um calendário diferente, Gabriel Jesus deixou o Palmeiras em janeiro, após a conquista do título brasileiro, e chegou ao Manchester City no meio da temporada 2016/2017.

Jesus - Oli Scarff/AFP - Oli Scarff/AFP
Imagem: Oli Scarff/AFP

Apesar de ter pouco tempo para se adaptar no campeonato, ele ainda conseguiu fazer sete gols em 10 atuações pela Premier League. A cada “alô, mãe” em suas comemorações, o menino conquistava seu lugar no time de Pep Guardiola e no coração do torcedor inglês.

Seu início na temporada seguinte foi ainda mais promissor, quando seu nome já era habitualmente ouvido nas conversas entre empolgados fãs britânicos. Em 2017/2018, disputou 18 jogos, sendo 12 como titular, e fez oito gols no Inglês.

Jesus lesão - REUTERS/David Klein - REUTERS/David Klein
Imagem: REUTERS/David Klein

Chegou a fazer seis partidas e dois gols na Champions League; mas, no último dia de 2017, a lesão no ligamento do joelho esquerdo encerrou em tom triste o ano que mudou a vida. Do garoto do Jardim Peri.

Na última quinta (11), Gabriel saiu otimista da clínica em Barcelona onde realizou mais um exame para avaliar a gravidade do caso. A confiança e o pensamento positivo se explicam: o resultado da avaliação não apontou lesão grave e ratificou uma recuperação em pouco mais de um mês.

Mesmo de muletas e com o joelho imobilizado, a reabilitação foi elogiada e o diagnóstico inicial de lesão no ligamento colateral medial foi mantido – descartando a temida lesão no ligamento cruzado, o que tornaria a participação na Copa do Mundo, no meio do ano, um milagre.

Acompanhado de um fisioterapeuta do Manchester City, Jesus foi avaliado por Ramón Cugat, médico da confiança de Pep Guardiola.

Com os novos resultados em mãos e a recuperação seguindo o protocolo esperado, a expectativa é que Gabriel esteja em campo pelo City na segunda quinzena de fevereiro. Para o jogo contra o Basel, no dia 13 de fevereiro, pela ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, ele ainda não deve ficar à disposição de Guardiola.

Tite pensativo - Clive Rose/Getty Images - Clive Rose/Getty Images
Tite espera recuperação e só deve convocar Jesus em março se ele estiver 100%
Imagem: Clive Rose/Getty Images

Mas Jesus já tem outra meta no radar: os jogos pela seleção brasileira em março às vésperas da Copa. Se por um lado há confiança do atacante e do seu estafe, por outro a cautela domina as conversas na comissão técnica de Tite.

Clinicamente, Jesus estaria pronto para os duelos contra Rússia e Alemanha, nos dias 23 e 27 de março, respectivamente. No entanto, Tite e seus auxiliares observam as movimentações com certa preocupação.