Topo

Rival do Vasco na Liberta tem 23 anos de vida e escala "El Tanque" genérico

Elenco do Universidad de Concepción: 2ª vez na história que disputam o torneio - Romina Martínez / Rádio Agricultura
Elenco do Universidad de Concepción: 2ª vez na história que disputam o torneio Imagem: Romina Martínez / Rádio Agricultura

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/01/2018 04h00

Adversário do Vasco nesta quarta-feira, na segunda fase da Copa Libertadores, o Universidad de Concepción surgiu, como o próprio nome diz, por meio da faculdade da cidade de Concepcion, que fica na região central do Chile. O detalhe é o tempo de vida da equipe. Fundado por estudantes em 1994, o clube conseguiu, mesmo tão novo, progredir rapidamente no futebol chileno.

Esta será a segunda participação da equipe na Libertadores. Anteriormente, a disputou em 2004, caindo, inclusive, num grupo onde tinha o Cruzeiro. Na ocasião, a equipe não avançaou de fase. Na primeira divisão, tem dois títulos da Copa Chile e três participações na Copa Sul-Americana. O Universidad de Concepción possui o treinador mais novo do futebol chileno: o ex-jogador e ex-comentarista esportivo Francisco Bozán, de apenas 31 anos.

“Ele tem uma metodologia de jogo muito parecida com a de Marcelo Bielsa e Jorge Sampaoli (treinadores com passagens de sucesso pela seleção do Chile). Suas equipes costumam atacar muito”, informou ao UOL Esporte a jornalista chilena Romina Martínez, da Rádio Agricultura.

Apesar da ascensão meteórica, o clube ainda não conta com um grande número de torcedores. A diretoria realizou uma promoção de ingressos, mas mesmo assim, é pouco provável que o estádio esteja lotado contra o Vasco. Seu rival da região é o Huachipato.

Para disputar a Libertadores o Universidad de Concepción investiu e, nesta segunda-feira (29), apresentou seis reforços, sendo quatro com passagens pela seleção do Chile.

“Pineda é um dos reforços no ataque. Figueroa é um bom lateral proveniente do Colo Colo. Martínez é um zagueiro central com experiência. Salazar chegou recentemente e é goleiro. E Morales também veio do Colo Colo e é um homem que pode ajudar muito na armação com Droguett”, disse Romina.

O time também trouxe para o ataque Santiago Silva, que apesar de ser uruguaio, não é o famoso “El Tanque”, que coleciona participação em diversos clubes sul-americanos, inclusive o Corinthians, no Brasil. Este tem dez anos a menos. Possui 27. Foi revelado pelo Danúbio (URU) e tem passagens por Peñarol (URU), Cerro (URU), Sporting Cristal (PER) e América de Cali (COL).

Geralmente, o Concepción costuma negociar suas revelações para os times mais tradicionais como Universidad de Chile, Colo Colo e Universidad Católica. A equipe garantiu vaga na Libertadores após ficar em quarto lugar no torneio Clausura do Campeonato Chileno. A partida de volta contra o Vasco acontecerá dia 7 de fevereiro em São Januário. O vencedor do confronto enfrentará na terceira fase Jorge Wilstermann ou Oriente Petrolero, ambos da Bolívia.