Topo

Candidatos dão brindes e incomodam sócios com corpo a corpo no Corinthians

Clima de eleição: lista de chapas e chapinhas foi colocada na entrada da sede social - Diego Salgado/UOL Esporte
Clima de eleição: lista de chapas e chapinhas foi colocada na entrada da sede social Imagem: Diego Salgado/UOL Esporte

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

01/02/2018 04h00

Os sócios do Corinthians que frequentam a sede social têm passado por situações diferentes e até desagradáveis nas últimas semanas. Às vésperas das eleições presidenciais, os candidatos que concorrem no pleito do próximo dia 3 passaram a fazer uma forte campanha no clube, com direito a corpo a corpo, fotos, panfletagem e agrados aos associados.

De acordo com sócios ouvidos pela reportagem do UOL Esporte, a campanha no Parque São Jorge se intensifica aos sábados e domingos. Os dias são considerados ideais pelos concorrentes para conseguir mais adeptos na eleição que definirá o presidente e os conselheiros do triênio 2018, 2019 e 2020.

Nos últimos fins de semana, os sócios que foram ao clube tiveram comida e cerveja à disposição. Na ocasião, as carnes foram preparadas nas churrasqueiras da sede social. Além disso, o local recebeu alguns shows musicais.

Na frente da entrada principal do clube, mulheres contratadas entregavam panfletos. Na última quarta-feira, com menos movimento, um homem que guardava carros na rua também distribuía santinhos com menção a uma das 24 chapinhas que tentam um lugar no Conselho. Papéis foram colocados até no balcão da loja oficial de produtos do clube.

Corinthians - Diego Salgado/UOL Esporte - Diego Salgado/UOL Esporte
Panfletos foram colocados nos carros
Imagem: Diego Salgado/UOL Esporte

Esses agrados não se limitaram apenas aos candidatos à presidência. Muitas ações foram colocadas em práticas por integrantes das chapinhas que concorrem às 200 vagas do Conselho Deliberativo - ou oito grupos com 25 componentes.

Segundo um dos sócios, que pediu para não ser identificado, a campanha é pesada e, ademais, ocorre também fora do clube. Uma das ações dos presidenciáveis consiste em fazer ligações para as residências dos associados.

Nelas, ainda de acordo com relatos ouvidos pela reportagem, a pessoa ligada à chapa chega a perguntar em qual candidato o sócio irá votar. Se o nome mencionado não agradar, o votante sofre pressão para mudar de ideia.

Sócios também receberam presentes pelo correio nos últimos dias. Livros e camisetas com o nome de presidenciáveis são alguns dos agrados enviados às residências. A eleição do Corinthians terá cinco candidatos à presidência. São eles: Andrés Sanchez, Antonio Roque Citadini, Felipe Ezabella, Paulo Garcia e Romeu Tuma Júnior. Nos últimos pleitos, apenas dois concorreram.

O número elevado, na avaliação de associados, ajuda a aumentar a incidência de ações eleitoreiras consideradas desagradáveis. O novo sistema de escolha dos conselheiros (as chapinhas, em vez de um chapão único) também contribui para a situação.

Corinthians 2 - Diego Salgado/UOL Esporte - Diego Salgado/UOL Esporte
A dias da eleição, relação dos sócios remidos foi exposta para consulta das pessoas
Imagem: Diego Salgado/UOL Esporte