Topo

Lucas Moura terá de superar sina de brasileiros para vingar no Tottenham

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

01/02/2018 04h00

Confirmado nesta quarta-feira (31) como reforço do Tottenham, Lucas Moura havia sido liberado pelo Paris Saint-Germain para procurar novos rumos após perder totalmente espaço com o técnico Unai Emery e também pelo fato de o clube francês ter de equilibrar as contas depois do alto investimento que tirou Neymar do Barcelona-ESP. A fim de triunfar no exigente futebol inglês, o meia-atacante revelado pelo São Paulo terá de superar uma sina no histórico de jogadores brasileiros com a camisa dos Spurs.

Aos 25 anos, Lucas é o quinto atleta nascido no Brasil a defender as cores do time londrino. Antes dele, Paulinho, hoje no Barça, o goleiro Gomes, atualmente no Watford-ING, o volante Sandro, do Benevento-ITA e ex-Internacional, e o lateral esquerdo Gilberto, ex-Cruzeiro, Hertha Berlim e seleção brasileira, tiveram a oportunidade de atuar pela equipe. O quarteto, por diferentes motivos, não deixou saudades no White Hart Lane, antiga e histórica casa do clube, que agora joga em Wembley até o novo estádio ficar pronto para a próxima temporada.

Consagrado no Corinthians campeão de tudo no começo da década, Paulinho não conseguiu manter a excelente fase ao se transferir para o Tottenham. Contratado a pedido do português André Villas-Boas em julho de 2013, por cerca de R$ 60 milhões, o até então reforço mais caro da história do clube viu seu mentor deixar os Spurs em dezembro do mesmo ano. O inglês Tim Sherwood foi escolhido como substituto, mas durou só até o fim daquela campanha. Na sequência aconteceu a mudança que mais impactou a trajetória de Paulinho no Tottenham: a chegada do técnico argentino Mauricio Pochettino, até hoje no comando. Se com Villas-Boas e Sherwood o meia foi titular em 28 partidas da Premier League, o número despencou para três com a comissão de Pochettino.

“Tive uma primeira temporada boa no Tottenham, mas na segunda não aconteceu a sequência de jogos”, relembrou em entrevista ao UOL Esporte no último dia 24 de janeiro. “Então quando eu não me sentia feliz, esperei acabar a temporada para, aí sim, pedir ao presidente que pudesse me liberar para tentar outro desafio”, explicou sobre a transferência em junho de 2015 para o Guangzhou Evergrande, da China, onde, segundo o jogador, Luiz Felipe Scolari o resgatou para o futebol.

Pouco antes da chegada de Pochettino, a equipe do norte de Londres dispensou Gomes ao término do contrato. O ex-goleiro do PSV-HOL desembarcou na capital britânica para a temporada 2008/09 como tetracampeão holandês. Gomes foi peça importante na primeira classificação do Tottenham para a Liga dos Campeões de 2010/11. Depois de algumas falhas cruciais dele sob a meta, o treinador inglês Harry Rednapp aprovou a contratação do quarentão norte-americano Brad Friedel para a posição.

“Ele era amigo do treinador, né? (risos)”, declarou Gomes ao UOL Esporte. “Quando cheguei ao vestiário para um jogo contra o Manchester United, o Harry veio para mim, 20 minutos antes de começar o jogo, e falou 'Quem vai jogar é o Friedel'. Eu não quis aceitar e isso me atrapalhou muito. Recusei até o banco de reservas. Falei para o Harry 'Para você eu não jogo mais'”, explicou Gomes, que ainda foi emprestado ao Hoffenheim-ALE antes de acertar com o Watford em maio de 2014.

O ex-goleiro da seleção brasileira compartilhou o vestiário do Tottenham com Sandro, que reforçou o time após conquistar a Copa Libertadores de 2010 pelo Internacional. No início, o volante empolgou os torcedores dos Spurs a ponto de ser apelidado de “The Beast” (A Fera, em tradução livre) e pode ser considerado o brasileiro de melhor retrospecto no clube. No entanto, os constantes problemas físicos, sobretudo uma ruptura de ligamentos no joelho direito, em janeiro de 2013, impediram que ele atuasse ao menos metade das partidas disputadas pelo time nos quatro anos que esteve no clube.

A passagem mais decepcionante ficou com o percursor de brasileiros no Tottenham. O ex-lateral-esquerdo Gilberto se transferiu do Hertha Berlim-ALE no começo de 2008 e disputou apenas dez partidas. Das sete que foi titular, acabou substituído no intervalo em três.

Lucas Moura é a 22a contratação da era Pochettino no Tottenham, sendo o 18o estrangeiro. Conhecido por saber lapidar jovens promissores, o argentino de 45 anos busca o primeiro título como treinador.

Nesta quarta, Lucas assistiu em Wembley à vitória do seu novo clube sobre o Manchester United, por 2 a 0. Na quinta posição, os Spurs enfrentam no domingo o Liverpool, terceiro colocado. A partida será no lendário estádio de Anfield.