Topo

Shakhtar de olho: próximo presidente corintiano decidirá se vende Maycon

Maycon é cria das divisões de base do Corinthians e pode ser vendido - Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
Maycon é cria das divisões de base do Corinthians e pode ser vendido Imagem: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

Dassler Marques e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

01/02/2018 12h34

Interessado em adquirir o volante do Corinthians Maycon, de 20 anos, o Shakhtar Donetsk-UCR se mostrou disposto a investir 6 milhões de euros (R$ 23,4 milhões), mas não convenceu o presidente Roberto de Andrade com os valores mostrados. Assim, a decisão sobre venda ou não do jovem ficará a cargo do sucessor, a ser eleito no sábado (3).

Às consultas realizadas até então, o posicionamento do Corinthians foi de que abriria conversas pela venda de Maycon por valores melhores, dentro de uma faixa de 8 milhões de euros. Equipes como o Napoli-ITA, o Betis-ESP e o Arsenal-ING fizeram boas avaliações sobre o jovem, titular em boa parte de 2017, mas não avançaram para uma negociação direta.

O Shakhtar, por sua vez, segue como uma alternativa real e tem dois facilitadores para fazer o negócio. A janela na Ucrânia segue aberta para inscrições de novos jogadores até 14 de fevereiro, e as regulamentações do país, fora da União Europeia, são mais favoráveis para atletas estrangeiros. Maycon, que não tem cidadania europeia, encontrou restrições em conversas com outras equipes por conta desse fato. Já na avaliação dos ucranianos, seria uma reposição para o também brasileiro Fred, que no meio do ano é bastante cotado para uma transferência ao Manchester City-ING.

Diferentemente do ano passado, quando começou a temporada em alta e se tornou uma das forças da equipe, Maycon tem sido reserva desde o ano passado e não atua é, ao menos nesse momento, uma figura imprescindível pela comissão técnica. Em geral, Fábio Carille tem tido no meio-campista uma das figuras do banco e presente nas rotações do elenco. O setor de volantes é atualmente o mais inchado no clube, que precisa de recursos para adquirir um novo centroavante.

A decisão sobre essas movimentações, porém, só deve ser tomada por um novo presidente a partir da semana que vem. O Corinthians, vale lembrar, possui 80% de direitos econômicos de Maycon. A quantia restante é de propriedade dos empresários do atleta.