Topo

Chape entra com representação na Conmebol e pede exclusão do Nacional-URU

Chape quer a exclusão do Nacional na Copa Libertadores da América - Reprodução
Chape quer a exclusão do Nacional na Copa Libertadores da América Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/02/2018 16h43

A Chapecoense também resolveu tomar uma atitude contra o torcedor que ironizou a tragédia ocorrida com o avião da equipe no fim de 2016. Na tarde desta sexta-feira, o clube decidiu entrar com uma representação na Conmebol contra o Nacional-URU. No documento, os catarinenses pedem a exclusão do time uruguaio da Copa Libertadores.

O clube catarinense se apega ao artigo 33, item 2, do regulamento da principal competição sul-americana para pedir a expulsão do Nacional. A Chapecoense exige um julgamento antes do jogo da volta, marcado para o dia 7, em Montevidéu.

Na partida em que o torcedor cometeu o ato hostil de ironizar as 71 vítimas do acidente aéreo de 2016, o Nacional levou a melhor no gramado ao bater os catarinenses por 1 a 0. Basta um empate para os uruguaios avançarem de fase na Libertadores.

Contra os uruguaios, a Chapecoense disputa uma vaga na terceira etapa da pré-Libertadores. Quem passar disputa contra Banfield-ARG ou Independiente Del Valle-EQU uma vaga na fase de grupos do torneio.

Enquanto a Chapecoense adotou uma postura ofensiva nesta questão, pedindo a exclusão dos uruguaios, o Nacional tomou atitudes para amenizar uma possível punição da Conmebol. O clube decidiu expulsar o torcedor que imitou a queda de um avião e se disse “envergonhado” com o ato.

Confira o comunicado oficial da Chapecoense:

A Associação Chapecoense de Futebol, tendo em vista os episódios lamentáveis, proporcionados por torcedores do Club Nacional de Football, na última quarta-feira, pela segunda fase da Conmebol Libertadores em Chapecó, encaminhará à CONMEBOL um pedido de intervenção de terceiro, a ser apresentado junto a Unidade Disciplinar da Confederação.

O pedido está baseado no artigo 33, item 2, do regulamento geral de competições da Conmebol e solicita, em preliminar, que o julgamento ocorra antes do dia 7 ou que se adie o jogo para que somente seja realizado após o julgamento.

A Associação Chapecoense de Futebol pede, no mérito, que o Club Nacional de Football seja excluído da Conmebol Libertadores, com base nos artigos 8 e 14, do mesmo regulamento.