Topo

Ex-Atlético-MG, jurista de tribunal da CBF pode ser afastado de caso Fred

Fred solicita afastamento de jurista que já atuou como diretor do Atlético-MG - Bruno Haddad/Cruzeiro
Fred solicita afastamento de jurista que já atuou como diretor do Atlético-MG Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

03/02/2018 11h58

Obrigado a se posicionar sobre a ação movida pelo Atlético-MG na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Fred pedirá o afastamento de um jurista que analisará o caso. E ele deve ser afastado do caso por conta da relação com o clube, conforme apurado pelo UOL.

O atleta não quer que Luiz Fernando Pimenta Ribeiro, um dos cinco componentes da Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF, participe do caso.

Representante dos intermediários (agentes de futebol) na comissão, Luiz tem passado como dirigente do Galo e funcionário de Sério Sette Câmara, atual presidente do clube.

Ele foi advogado associado da empresa de Sette Câmara entre 2001 e 2003, de acordo com o seu currículo no site da instituição. De 2003 a 2007, atuou como gerente jurídico do clube. Entre 2007 e 2008, foi promovido a diretor jurídico da agremiação de Belo Horizonte.

A situação é vista no direito como suspeição, a qual se caracteriza por relação subjetiva do jurista da Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF com uma das partes. Portanto, por ter um passado tão ligado ao Atlético, ele pode se ausentar do caso que envolve o centroavante.

O Galo acionou a CBF em 26 de janeiro passado com o intuito de cobrar uma multa avaliada em R$ 10 milhões do atleta. A solicitação se dá pelo fato de ele ter assinado contrato com o Cruzeiro.

Ao rescindir com o Atlético, no fim de 2017, o atleta concordou que não assinaria com o arquirrival até 31 de dezembro de 2018. Caso o fizesse, teria que depositar R$ 10 milhões na conta do ex-clube no dia seguinte à publicação de seu contrato no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Como não o fez, o Galo cobra o camisa 9 na instituição que rege o esporte.