Topo

Único 100% entre grandes do país, Palmeiras mantém papo contra empolgação

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

05/02/2018 04h00

Entre os 12 principais times do país, o Palmeiras é o único que está 100% em 2018. Todos os outros principais concorrentes entre os clubes de mais tradição já empataram ou foram derrotados. Isso aconteceu com Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro, São Paulo, Santos e Corinthians. Ainda assim, a ordem no Alviverde é de evitar a empolgação.

São cinco jogos na temporada, com cinco vitórias contra Santo André, Botafogo-SP, Red Bull, Bragantino e Santos. Foram dez gols marcados e apenas três sofridos. Além de ser melhor que todos seus rivais diretos, os palmeirenses também são os únicos com aproveitamento máximo entre todos que disputam a Série A.

Desde o meio do ano passado, comissão técnica e diretoria já haviam detectado que o discurso de "já ganhou" e de "Real Madrid das Américas", gerado pelo alto investimento, estava atrapalhando o elenco. Não à toa, em todas as entrevistas que concedia, Cuca fazia questão de ir contra o que chamava de "autocobrança" e recebia apoio do diretor de futebol, Alexandre Mattos, e presidente, Maurício Galiotte.

Neste ano, desde a primeira entrevista coletiva, todas as palavras são no sentido de que investimento não garante resultado. Roger repetiu as mesmas palavras após o triunfo contra o Santos no último domingo.

"O que a gente precisa entender e analisar é que ter um elenco qualificado não vai dar 50% de vantagem sobre o rival, não passa de 10% da conta total. A conta que dá vantagem e consegue ter um time competitivo e com variação. Não espere o torcedor que vamos golear em todos os jogos porque temos um grupo de qualidade. Vamos fazer a diferença, podendo ter jogadores de qualidade fazendo as trocas, com o nível se mantendo ou elevar dependendo da necessidade do jogo", afirmou.

O discurso também está na ponta da língua dos torcedores. Nas redes sociais, diversos palmeirenses estão na luta e criam diversos memes em que a palavra "empolgou" é proibida.

Só em reforços para este ano, o Palmeiras já gastou mais de R$ 60 milhões em reforços, contando luvas, comissões e compras de direitos federativos. Com o apoio da Crefisa e rendas que sempre chegam à dos milhões, o clube tem chamado a atenção do país inteiro pela sua atuação no mercado.

Lucas Lima, que chegou com um dos maiores salários do elenco, é outro que repete o discurso, apesar de reconhecer o ótimo início. "Não tinha como ter um início melhor, mas a gente precisa manter essa pegada. São os jogos lá da frente que vão valer mais".