Topo

Ainda sem reposição para Jô, Corinthians é "salvo" por zagueiros e meias

Júnior Dutra e Kazim: um gol em cinco jogos oficiais do Corinthians em 2018 - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Júnior Dutra e Kazim: um gol em cinco jogos oficiais do Corinthians em 2018 Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

06/02/2018 04h00

Quatro vitórias seguidas do Corinthians deram tranquilidade ao time alvinegro depois da saída de peças importantes do time campeão brasileiro. A transferência de Jô, porém, ainda é sentida pela equipe do técnico Fábio Carille. Nos últimos jogos, ainda sem reposição para o artilheiro, os zagueiros Balbuena e Pedro Henrique, além do meia Jadson, tiveram de se apresentar no ataque e foram decisivos.

Desde a saída de Jô, os centroavantes escolhidos por Carille para atuar na vaga de Jô marcaram apenas um gol. Ele foi feito por Júnior Dutra, que entrou em campo no segundo tempo da partida contra o São Caetano, no lugar de Kazim - o turco, por sua vez, ainda não foi às redes nos jogos oficiais de 2018.

Nesse mesmo jogo, o meio-campista Jadson abriu o placar e ainda marcou o terceiro gol do Corinthians. Romero, que atua pelo lado direito do campo, fechou o marcador. Nos dois jogos seguintes, o time alvinegro venceu Ferroviária e São Paulo por 2 a 1 e viu Balbuena ser decisivo ao marcar dois gols de cabeça.

O zagueiro paraguaio empatou o jogo contra o time do interior e viu Clayson, outro atleta que joga pelos lados, dar a vitória ao Corinthians. No clássico, Balbuena recolocou a equipe alvinegra na frente depois de Jadson marcar o primeiro gol e Brenner empatar para o São Paulo.

No último domingo, o roteiro se repetiu. Atuando fora de casa, o Corinthians venceu o Novorizontino com mais um gol de zagueiro. Pedro Henrique foi o autor após um cruzamento certeiro de Jadson no fim do primeiro tempo.

Jô - Ricardo Nogueira - Ricardo Nogueira
Artilheiro do Brasileirão e líder técnico do Corinthians, Jô marcou 25 gols em 2017
Imagem: Ricardo Nogueira

Existe vida sem Jô?

Jogador mais importante do Corinthians em 2017, Jô fechou a temporada como artilheiro do Brasileirão. Na temporada marcada pelos títulos brasileiro e paulista, o centroavante marcou 25 gols e ainda deu sete assistências em um total de 86 gols feitos pelo time alvinegro.

Depois da venda do jogador para o Nagoya Grampus, do Japão, Carille passou a fazer um revezamento na referência do ataque. Kazim começou o ano como titular, mas viu Júnior Dutra ser escalado duas vezes entre os 11.

O jogador turco atuou os 90 minutos na derrota para a Ponte Preta na estreia do Paulistão. Titular contra São Caetano e São Paulo, o atacante foi substituído por Dutra no segundo tempo. Em 212 minutos em campo, não conseguiu quebrar o jejum.

Já o reforço corintiano para 2018 aproveitou bem a primeira chance ao marcar logo nos primeiros instantes em campo. Nos jogos seguintes, Dutra, que já admitiu que prefere atuar pelos lados, não conseguiu ir às redes.

O Corinthians ainda conta com o veterano Danilo para a posição. De acordo com Carille, ele atuaria como um falso nove. O treinador ainda tem o jovem Carlinhos como opção para a lacuna deixada por Jô.