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Cruzeiro muda perfil e leva show, carnaval e até circo ao Mineirão

Cruzeiro quebrou recorde de público e levou 50 mil torcedores contra o América-MG - © Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Cruzeiro quebrou recorde de público e levou 50 mil torcedores contra o América-MG Imagem: © Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

06/02/2018 04h00

O Cruzeiro é um sucesso de público no início de 2018. Em três jogos como mandante, o clube já levou 104.153 pagantes ao Mineirão. Segundo o departamento de marketing do clube, as explicações passam pelas atrações levadas ao estádio.

A empolgação da torcida com a montagem do elenco é o ponto principal, segundo os responsáveis pela área. Mas há outros aspectos que atraem o público ao estádio.

Shows, promoções em bebidas - feitas com a Minas Arena, gestora do Mineirão -, apresentações de blocos carnavalescos e até um espetáculo circense estão nos planos. Duas dessas ações já saíram do papel nos primeiros confrontos deste ano.

Nos jogos contra Tupi, Uberlândia e América-MG, o público aproveitou a promoção no preço das bebidas antes do jogo - a cerveja foi comercializada por R$ 5 (metade do preço original) - e também curtiu a apresentação da dupla Henrique e Manoel.

No clássico, por exemplo, a diretoria fez uma parceria com blocos de carnaval de Belo Horizonte e levou até um sambista para agitar a festa. Caminhões com comidas gourmet (foodtrucks) foram espalhados no local. Os sócios tiveram desconto na compra de alimentação e bebida. 

Com a possibilidade de colocar mais eventos na esplanada do estádio, o clube já programa outras formas de atrair torcida ao Mineirão.

"Os eventos paralelos aumentam o entretenimento. Com o mesmo dinheiro que ele sai de casa, que ele tem que sair e gastar, ele vai ver um jogo de futebol, vai assistir a um show, vai ver outros espetáculos. Está nos nossos planos levar mais arte e cultura para o estádio. Se tem um jogo à noite, às 21h45, um horário típico, vamos ampliar as oportunidades e o entretenimento para o torcedor. Ele sai de casa ou do trabalho no início de noite e vai ter show, diversidade de comida e bebida. Ele vai ter uma série de opções para curtir", disse Marco Antônio Lage, vice-presidente executivo do Cruzeiro, ao UOL Esporte.

"A gente quer transformar o domingo no domingo da família. A família sai mais cedo de casa e pode comer, beber, curtir o domingo em família. Já vou te adiantar que vamos levar circo para o estádio. A gente vai juntando uma coisa com a outra. Porque ele emprega artistas de circo, emprega músicas. Essa junção entre atividades artísticas além do futebol se conectam para um evento único. O dinheiro passa a valer mais", acrescentou o dirigente.

Outro plano é reformular o programa de sócio-torcedor. Hoje, com cerca de 50 mil adimplentes no projeto, os mineiros faturam R$ 2 milhões por mês. A ideia de modificá-lo será estudada às vésperas do Carnaval e o planejamento será detalhado em breve.

A diretoria tem um plano para 2018: dobra o número de sócios, chegando a 100 mil torcedores adimplentes. O faturamento será superior a R$ 5 milhões por mês.

"Nós já estamos desenvolvendo uma reformulação no programa. Isso vai melhorar muito para o sócio-torcedor. Isso vai atrair e ampliar o número de sócios. A ideia é dobrar o número de sócios", concluiu.