Topo

Neymar quase foi parar no futebol russo em 2009, diz jornal

Neymar na Rússia? Lokomotiv Moscou teria recusado atacante em 2009 - Eduardo Knapp/Folha Imagem
Neymar na Rússia? Lokomotiv Moscou teria recusado atacante em 2009 Imagem: Eduardo Knapp/Folha Imagem

De UOL, em São Paulo

08/02/2018 15h14

Menino da Vila que esbanjava talento no Santos, ida para a Europa em 2013 para formar um dos melhores ataques do mundo no Barcelona, troca para o Paris Saint-Germain e título de contratação mais cara da história do futebol. Essa é a trajetória traçada por Neymar, mas a história poderia ter sido bem diferente. Pelo menos é o que afirma o ex-presidente do Lokomotiv Moscou, Nikolai Naymov.

Em entrevista ao jornal Sport-Express, o ex-dirigente disse que o clube russo esteve próximo de assinar com Neymar em meados de 2009. Porém, sem saber se o brasileiro se adaptaria ao futebol local, acabaram optando por outro reforço, fechando as portas para Neymar.

“Primeiro que ele era muito jovem. Depois, não sabíamos como ele se adaptaria à Rússia. Era tão frágil, tão frágil, que rejeitamos a ideia”, afirmou Naymov.

O dirigente disse que Santos pedia aproximadamente 10 milhões de euros por Neymar. “Talvez fosse preciso elevar o valor para 12 milhões de euros, mas essa era a quantidade pedida. Um valor muito alto para um jogador de outro continente e tão jovem". 

Desse modo, a diretoria optou por assinar contrato com Alan Gatagov, formado nas categorias de base do clube. “Naquela época, ele não parecia pior do que Neymar”, disse o ex-presidente. 

Atualmente, Gatagov defende o estoniano Levadia. Ele teve passagem por Dínamo de Moscou e outras equipes menores da Rússia, Israel e da própria Estônia. Já Neymar... é apenas um dos fortes candidatos a vencer a Bola de Ouro.