Topo

Entusiasta da ciência no futebol, Roger vive dias de "Disney" no Palmeiras

Roger e seus auxiliares gostam de se apoiar nos estudos para formar o Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Roger e seus auxiliares gostam de se apoiar nos estudos para formar o Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

09/02/2018 04h00

Estar na Academia de Futebol para o técnico do Palmeiras Roger Machado tem sido como viver dias de criança em um parque de diversão. Conhecido por valorizar bastante os estudos de futebol, o técnico dedica boa parte do seu dia à ciência do esporte: vídeos, testes e análises feitas pela sua equipe de desempenho e por programas de computador.

As ideias dele casam perfeitamente com o momento do clube. Depois de ver o São Paulo e até o Corinthians saírem à frente com Centros de Treinamentos mais estruturados, o Palmeiras agora se orgulha uma casa própria desenvolvida e segue fazendo parcerias para profissionalizar o departamento.

Analistas de desempenho do Palmeiras usam drones para ajudar Roger Machado - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Analistas de desempenho do Palmeiras usam drones para ajudar Roger Machado
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Nesta semana, por exemplo, Roger conseguiu que o clube contratasse mais um software feito pela empresa equatoriana Kin Analytics. A ferramenta chega para incrementar o poderio do CIP (Centro de Inteligência do Palmeiras) e tem como diferencial calcular variáveis e métricas do tempo de recuperação da bola.

Na análise completa, o técnico sabe o tempo de reação de seus atletas para combater o adversário, o tempo que a bola fica com o time por setor do campo e quanto tempo cada jogador fica com a bola, entre outras variáveis. Ele costuma traçar metas para que seus atletas tenham em mente a importância da reação em cada parte do gramado.

Os jogadores aprovam a novidade. "A gente procura absorver o máximo possível. Ele tem uma linha de trabalho mais moderno, não sei se seria essa palavra. Tem bastantes regras táticas que fazemos durante a semana. Tentamos levar isso para o jogo, vem dando certo. Procuramos fazer o que é pedido para que as coisas continuem bem", disse Tchê Tchê.

"Ele cobra bastante com vídeos e números, as coisas que a gente faz. E ele está conversando com todo mundo, começando do Borja, passando pela gente e depois pelo Felipe, para a bola chegar o mais mascado possível para eles só devolverem para o Jailson".

Já há uma equipe que monitora o desempenho de atletas por GPS tanto nos jogos quanto nos treinamentos. O arsenal de observação conta até mesmo com um drone que faz imagens aéreas para que o comandante corrija seus atletas.

Roger Machado carrega lousa, sua fiel escudeira nos treinos do Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Roger Machado carrega lousa, sua fiel escudeira nos treinos do Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Depois de todo o estudo, Roger ainda leva a sua lousa ao centro de campo para mostrar aos atletas tudo de forma prática, já aplicada às situações de dia a dia. Nos treinos, exige bastante dedicação tática de seus comandados e não se preocupa em perder a voz para corrigir seus atletas.

As entrevistas coletivas do comandante são recheadas de termos técnicos e táticos para explicar o que considera ideal dentro de campo, usando expressões, muitas vezes, desconhecidas do grande público. Bem ambientado e se sentindo em casa, ele já até leva a família para o Allianz Parque e para a Academia de Futebol.

Somado a isso, o técnico ainda promove a integração entre áreas de fisiologia e departamento médico. É com base nos exames, inclusive, que o comandante tem decidido iniciar a temporada quase com força máxima, revezando pouco seu time titular.

Roger Machado conhece aparelhos de musculação que têm computadores para medir desempenho - Reprodução/TVPalmeiras - Reprodução/TVPalmeiras
Roger Machado conhece aparelhos de musculação que têm computadores para medir desempenho
Imagem: Reprodução/TVPalmeiras