Topo

Grêmio leva multa de R$ 370 mil por 'dossiê' na final da Libertadores

Clube gaúcho reclamou da arbitragem no primeiro jogo diante do Lanús-ARG - Jeferson Guareze/AGIF
Clube gaúcho reclamou da arbitragem no primeiro jogo diante do Lanús-ARG Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/02/2018 17h19

A Conmebol aplicou multa ao Grêmio pela produção de uma espécie de dossiê em meio às finais da Libertadores do ano passado. O arquivo, com vídeo e trechos do regulamento, foi entregue a patrocinadores do torneio e não agradou a entidade. O valor da punição é de cerca de R$ 370 mil (112 mil dólares). O Tricolor ainda pode recorrer da decisão.

Além da multa pecuniária, o clube foi advertido formalmente pela Conmebol.

O Grêmio chegou a se defender do caso em audiência presencial, no Paraguai, após ser notificado do processo administrativo iniciado pela Conmebol. Nesta sexta-feira (9) a entidade divulgou o resultado da audiência do Tribunal Disciplinar formado por Eduardo Gross Brown, do Paraguai, Amarilis Belissario, da Venezuela, e Juan Carlos Silva, do Chile.

No ofício, a Conmebol anuncia que o valor da multa será descontado da cota de TV pelos direitos de transmissão dos jogos do Grêmio em torneios sul-americanos. Atual campeão da Libertadores, o Tricolor atua na Recopa diante do Independiente-ARG e está no grupo 1 da edição de 2018 do maior torneio do continente.

O Grêmio tem o prazo de sete dias, a contar da publicação da resolução, para se recorrer.

Entre os dois jogos diante do Lanús-ARG, o Grêmio reuniu documentos e foi reclamar da arbitragem na primeira partida da decisão. A bronca era pelo cartão amarelo aplicado a Walter Kannemann e um pênalti não assinalado em lance envolvendo Jael. Outro ponto do argumento gremista foi a escala de arbitragem para a segunda partida da decisão, em solo argentino, com a presença de Héctor Baldassi. Além do dossiê, o Tricolor pediu e conseguiu uma reunião com o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. Após este encontro, o ex-árbitro foi retirado da função original, mas seguiu escalado.