Topo

William Pottker ganha liberdade e arranca 2018 como goleador do Inter

William Pottker já marcou cinco gols no ano e lidera goleadores de Série A em 2018 - Ricardo Duarte/SC Internacional
William Pottker já marcou cinco gols no ano e lidera goleadores de Série A em 2018 Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

10/02/2018 04h00

Nenhum outro jogador entre os clubes da Série A do Brasileirão fez mais gols, neste início de temporada, que William Pottker. Com uma nova função no time do Internacional, o atacante lidera lista de goleadores do futebol brasileiro até o momento. Além das cinco bolas na rede, ele goza de boa fase pelas atuações consistentes.

Pottker marcou quatro vezes no Gauchão e outra pela Copa do Brasil. Ainda tem duas assistências para o resto do time converter e lugar garantido na formação titular.

“O Pottker é um jogador de força, de potência, e que precisa de espaço. Se limitar ele ao lado, ele vai fazer bem a função pela capacidade física. Mas se tem um meia como o D’Alessandro, com movimentos para tirar o D’Alessandro do centro, onde o jogo fica congestionado, a gente dá liberdade ao Pottker para atuar por dentro. Aí ele cria espaços, dá opções”, comentou Odair Hellmann, treinador do Inter.

A visão se confirma em campo. Em todos os jogos, William Pottker aparece como opção de passe por dentro. Próximo da área central de jogo. A comparação com a temporada passada rende diferença abissal. Em 2017, ele jogou com a missão de ficar sempre aberto pelos lados.

“A movimentação do Pottker está diferente, mas a função é parecida. Ano passado ele jogava no corredor e agora está com mais liberdade de movimentação”, completou Odair.

Pottker puxa a fila dos goleadores de Série A, mas é seguido de perto por quatro atletas: Élton, do Ceará, Rafinha, do Cruzeiro e a dupla do Vitória formada por Denílson e Neilton. Cada um deles já marcou quatro gols na temporada.

O Internacional volta a campo na quinta-feira, diante do Juventude, de novo no estádio Beira-Rio. A estreia no Brasileirão será diante do Bahia, apenas em abril. Até lá, Pottker vai ter mais espaço e liberdade para seguir mantendo a boa fase e continuar goleador.