Topo

Elenco indica reforços no Grêmio, nomes emplacam e tática vira referência

Renato dá liberdade ao grupo do Grêmio para ajudar na busca por reforços  - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Renato dá liberdade ao grupo do Grêmio para ajudar na busca por reforços Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

14/02/2018 04h00

O Grêmio campeão da Libertadores, e que nesta quarta-feira (14) inicia disputa da Recopa Sul-Americana, é mais que um time. Com a base mantida nos últimos quatro anos, o Tricolor chegou a um estágio onde o ambiente do vestiário é apontado de forma unânime como diferencial. A história do clube no mercado ajuda a explicar: em mais de uma vez, o grupo de jogadores foi consultado ou até mesmo tomou a iniciativa e sugeriu reforços.

Hernani Brocador, ex-Bahia e em vias de ser anunciado oficialmente, é o caso mais recente. Segundo apurou o UOL Esporte, o centroavante foi uma sugestão dos atletas por conta da dificuldade em buscar atacantes. O nome agradou, foi procurado e acertou.

Aos 31 anos, Hernani jogou com Léo Moura e Paulo Victor no Flamengo. Também tem boa relação com outros jogadores do Tricolor e se encaixou nas ideias de Renato Gaúcho. O expediente de ouvir a voz do vestiário já havia sido registrado em 2017.

No começo do ano passado, sem encontrar um lateral esquerdo, o Grêmio buscou Bruno Cortez. O jogador havia retornado do Japão e estava em vias de assinar com o Náutico. Dois dias antes de embarcar rumo ao Recife, teve o nome sugerido na Arena. O resto é história.

Cortez superou Marcelo Oliveira, virou titular e foi peça-chave ao longo da temporada passada. Renovou por dois anos e abre 2018 como dono da posição, mesmo que um dos líderes do elenco seja o concorrente direto pela vaga.

Também vale o mesmo para Cristian, que rendeu consulta da comissão técnica, a Marcelo Oliveira e Douglas. O lateral esquerdo e o meia jogaram com o volante no Corinthians. Cícero veio respaldado por Renato e com apoio do elenco, feliz pela experiência do meia.

“Eu fui muito bem recebido pelo grupo, eles me fizeram um bem. Eu cheguei e já me senti útil. A recepção deles foi ótima mesmo”, disse Maicosuel, outro reforço ‘lado B’ e que igualmente teve o nome debatido internamente.

O clima de harmonia se retroalimenta com os bons resultados. A conquista da Copa do Brasil, em 2016, aliviou o ambiente do clube após longo jejum de títulos. E o tri da América no ano passado coroou vários nomes que já haviam sido duramente criticados. A redenção veio acompanhada de uma política interna que valoriza o elenco. E dá voz aos jogadores. A democracia tricolor também funciona na hora de definir escalações ou fechar estratégias.

Nesta quarta, o Grêmio põe tudo isso em jogo de novo. A estrutura de liberdade e confiança entra em campo às 21h45 (Brasília), no estádio Libertadores da América, para provar que a receita do sucesso não se esvaio.

FICHA TÉCNICA
INDEPENDIENTE-ARG X GRÊMIO

Data e hora: 14/02/2018 (quarta-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: estádio Libertadores da América, em Avellaneda (ARG)
Transmissão na TV: FoxSports e Sportv 2
Árbitro: Roddy Zambrano (EQU)
Auxiliares: Byron Romero (EQU) e Christian Lescano (EQU)

INDEPENDIENTE-ARG: Campaña; Bustos, Franco, Amorebieta e Sanchez Miño; Gaibor, Nico Domingo, Leandro Fernández, Meza e Benítez; Gigliotti
Técnico: Ariel Holan

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Jailson, Alisson, Luan e Everton; Cicero (Jael)
Técnico: Renato Gaúcho