Topo

Grêmio empata jogo de ida da Recopa mesmo com um a mais em campo

Luan (ao fundo) foi o destaque do Grêmio em jogo contra o Independiente-ARG - REUTERS/Martin Acosta
Luan (ao fundo) foi o destaque do Grêmio em jogo contra o Independiente-ARG Imagem: REUTERS/Martin Acosta

Do UOL, em Porto Alegre

14/02/2018 23h54

O Grêmio empatou o primeiro jogo da Recopa Sul-Americana, nesta quarta-feira (14), contra o Independiente-ARG. Sem Arthur e apenas na terceira partida da temporada, o campeão da Libertadores fez um jogo sem criatividade. O Tricolor jogou mais de uma hora do duelo em Avellaneda com um jogador a mais, após expulsão de Emmanuel Gigliotti, mas mesmo assim ficou no 1 a 1.

O gol do Grêmio foi marcado por Luan. Bruno Cortez fez contra. Clique aqui e assista aos dois.

Grêmio e Independiente voltam a se enfrentar na quarta-feira que vem, em Porto Alegre. Em caso de novo empate, a disputa vai para a prorrogação e se o placar persistir, haverá disputa de pênaltis. Não havendo gol qualificado como critério de desempate.

Luan, como sempre, decisivo

O atacante Luan comemora gol na final da Recopa entre Independiente e Grêmio - AFP - AFP
Imagem: AFP

O meia-atacante jogou mais avançado e seguiu sendo o diferencial do Grêmio – com ainda mais importância pela ausência de Arthur, lesionado. O gol nasceu única e exclusivamente por mérito do camisa 7. Ele interceptou passe entre os zagueiros, avançou e chutou na saída do goleiro. Na etapa final, com mais companhia por perto, ajudou o Tricolor a criar mais.

Grêmio contesta e leva

Na véspera do jogo, o Grêmio contestou a marca do pênalti em uma das áreas do estádio Libertadores de América. Horas antes da bola rolar, a Conmebol vistoriou o campo e ordenou ajuste. O pequeno círculo onde a bola deve ser colocada em caso de penalidade máxima estava mais à esquerda do que deveria. O formato foi removido e pintado centímetros mais à direita. Marcelo Grohe puxou a fila da contestação do Tricolor no caso.

Escalação inédita e 4-1-4-1

A presença de Lima no time mudou a formação do Grêmio. Com ele, o Tricolor usou uma escalação inédita no ano. Nas outras duas partidas o 4-2-3-1 foi mantido e Léo Moura atuou pela direita. Na Argentina a equipe de Renato partiu do 4-1-4-1 com Maicon à frente da zaga. Cícero e Jailson por dentro com Everton e Lima pelos lados. Luan iniciou avançado.

Grêmio produz pouco, mas sai na frente

Passes curtos, pouca profundidade e dificuldade para recompor o Grêmio não fez um bom primeiro tempo. Ainda assim, saiu na frente com Luan e seu mérito de interceptar passe. Só que o lance do camisa 7 foi isolado até o intervalo. Mesmo com um a mais, o Tricolor não criou. Penou na transição ofensiva e na defesa sofreu.

Gigliotti é expulso

Kannemann e Gigliotti disputam a bola no jogo entre Independiente e Grêmio, pela Recopa - AFP PHOTO / Juan MABROMATA - AFP PHOTO / Juan MABROMATA
Imagem: AFP PHOTO / Juan MABROMATA

O centroavante do Independiente recebeu cartão vermelho aos 27 minutos do primeiro tempo. Ele acertou Kannemann com o cotovelo e primeiro foi advertido com amarelo. Na sequência, a arbitragem recorreu ao árbitro de vídeo e revisou a decisão definindo pela expulsão. O time da casa contestou muito e depois disso passou a tentar cavar expulsão do lado do Grêmio.

Time melhora no segundo tempo

Depois do intervalo a atuação do Grêmio melhorou, na comparação com o primeiro tempo, e o Tricolor teve mais posse e iniciativa. Everton e Lima trocaram de lado e depois Alisson entrou na vaga de Lima. A velocidade foi o expediente para levar o time a frente pelos flancos.

Grêmio sai da degola no Gauchão sem jogar

O Grêmio não entrou em campo pelo Gauchão, mas ganhou uma posição e saiu da zona de rebaixamento. O São Paulo-RS perdeu para o São Luiz-RS por 2 a 0 e atingiu o mesmo saldo do Tricolor. Mas a equipe de Renato Gaúcho supera o time de Rio Grande nos gols marcados e por isso agora é 10º colocado na tabela do estadual.

FICHA TÉCNICA
INDEPENDIENTE-ARG 1 X 1 GRÊMIO

Data e hora: 14/02/2018 (quarta-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: estádio Libertadores da América, em Avellaneda (ARG)
Árbitro: Roddy Zambrano (EQU)
Auxiliares: Byron Romero (EQU) e Christian Lescano (EQU)
Cartão amarelo: Léo Moura, Geromel (GRE); Domingo, Amorebieta (IND)
Cartão vermelho: Gigliotti (IND)
Gols: Luan, aos 21 minutos do primeiro tempo (GRE); Bruno Cortez (contra), aos 32 minutos do primeiro tempo (IND)

INDEPENDIENTE-ARG: Campaña; Bustos (Figal), Alan Franco, Amorebieta e Gastón Silva; Gaibor (Jonas Gutiérrez), Nicolás Domingo, Martín Benítez (Fernández), Meza e Menendéz; Gigliotti
Técnico: Ariel Holan

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Jailson, Lima (Alisson), Cícero (Jael) e Everton (Maicosuel); Luan
Técnico: Renato Gaúcho